Reflexão - Ferramentas para criação de recursos educativos/boas práticas - Grupo 2

Reflexão

Reflexão

por Ana Carvalho -
Número de respostas: 7

Partilha e reflexão sobre ferramentas, plataformas e boas práticas.

Cada formando deve colocar:

o nome  para uma ferramenta/plataforma digital/app com potencial educativo de criação/utilização de recursos digitais que costume utilizar.

Oportunidades e desafios/ constrangimentos na utilização dessa ferramenta em contexto educativo

Em resposta a 'Ana Carvalho'

Re: Reflexão

por Maria Inês Cativo Pereira -
Powerpoint

Devido a trabalhar com crianças com NEE e muito pequenas, recorro muitas vezes a esta ferramenta para tornar os objetivos a trabalhar mais apelativos.
Por vezes, torna-se difícil usar devido à escassez de material (pc e internet). Afinal são meninos do pré-escolar.
Em resposta a 'Ana Carvalho'

Re: Reflexão

por Rute Silvestre -
Normalmente uso mais o powerpoint.
Em termos de oportunidades, estas prendem-se com a variedade de utilizações que se pode dar. Pode ser utilizada para apresentar informação em diversos suportes (texto, imagem, as próprias hiperligações para védeos ou jogos) e exercícios. Também utilizo para fazer questões aula e fichas formativas.
O desafio prende-se em variar e não manter sempre o mesmo registo,
Em resposta a 'Ana Carvalho'

Re: Reflexão

por Marta Melrinho -
A ferramenta com potencial educativo para desenvolver atividades significativas com os alunos que estou neste momento a trabalhar é o Wordwall, onde crio atividades interativas em variadíssimos esquemas de apresentação.
Oportunidades: Experiencias variadas e respostas em formatos diferentes.
Constrangimentos: Ao não conseguirmos aceder à Internet não é possível trabalhar com este programa.
Em resposta a 'Ana Carvalho'

Re: Reflexão

por Margarida Rodrigues -
A ferramente que mais uso é o Power Point porque consigo criar recursos digitais educativos que chamem mais a atenção dos alunos. É um programa fácil de usar e uma ferramente poderosa para fazer uma apresentação .
Com o Power Point consigo melhorar o foco e o interesse dos alunos se a apresentação for atrativa e intuitiva.
Em resposta a 'Ana Carvalho'

Re: Reflexão

por Vera Morais -
Gosto muito de uma ferramenta chamada Nearpod, porque permite criar uma mutiplicidade de tarefas no âmbito do desenvolvimento das quatro competências da língua inglesa: speaking, listening, reading and writing. A variedade de tarefas é signifcativa e tem algumas atividades de caráter lúdico-pedagógico. Dispõe de um banco de recursos que podemos utilizar. Quanto a constrangimentos, a versão gratuita tem algumas limitações e algumas tarefas poderão não ser muito eficazes quando realizadas no telemóvel
Em resposta a 'Ana Carvalho'

Re: Reflexão

por Luís Pedro Nunes -
Na minha prática docente como professor do primeiro ciclo, não costumo usar ferramentas digitais. Nestes tempos de pandemia fomos todos forçados, por via das circunstâncias, a usar plataformas de comunicação à distância. No meu caso, usei O ZOOM para comunicar com os meus alunos no período de tempo que estivemos em casa. É uma ferramenta muito útil que permitiu, na medida do possível manter alguma normalidade e estabelecer uma relação entre professor e alunos semelhante à da sala de aula.