(PN-AC-01) Participação no Projeto Piloto da RBE: Aprender com a biblioteca escolar.

Designação da atividade(PN-AC-01) Participação no Projeto Piloto da RBE: Aprender com a biblioteca escolar.
EscolaEscola Básica e Secundária Fernão do Pó
TipologiaProjetos Nacionais / Internacionais (PN)
Data de início1-09-2014
Data de término6-04-2015
DepartamentosMatemática e Ciências Experimentais
Grupos de Recrutamento/Disciplinas520 - Biologia e Geologia
Outras EstruturasBiblioteca
DinamizadoresNoélia Silva e Marisa Mendes
Público-Alvo7º D
Breve DescriçãoParticipação do Agrupamento no Projeto Piloto da Rede de Bibliotecas Escolares que pretende associar a leitura, o uso das TIC, a pesquisa e trabalho com a informação, em situações de aprendizagem curriculares, através da articulação biblioteca escolar/ professor de sala de aula(profª Noélia Silva com a turma 7ºD).

Participação da professora bibliotecária e da professora de sala de aula na ação de formação “Aprender com a biblioteca escolar: integração e desenvolvimento das literacias da leitura, dos média e da informação nas aprendizagens”, que decorre entre 1 de outubro e 3 de dezembro.
Articulação com o Projeto EducativoMeta 6
Participação em pelo menos 2 projetos nacionais ou internacionais não contemplados no ano anterior
Finalidade 1
Melhorar os padrões de qualidade dos processos pedagógicos e do serviço educativo prestado à comunidade, reforçando a exigência o rigor e a disciplina
Finalidade 4
Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas
Objetivos- Testar o referencial de aprendizagem com a biblioteca escolar proposto pela RBE.
-Desenvolver nos alunos um conjunto de literacias essenciais à aprendizagem e ao sucesso educativo.
- Relacionar os perfis de desempenho do referencial RBE com as aprendizagens preconizadas pelas orientações, programas e metas curriculares existentes.
- Fornecer aos professores capacidades para explorar novos contextos, metodologias, ferramentas e recursos de aprendizagem, através de experiências colaborativas de planificação, ensino e avaliação com a biblioteca escolar.
-Aplicar as competências de literacia do referencial RBE, associadas à leitura, ao uso das tecnologias e dos diferentes média e ao trabalho de pesquisa e uso da informação, a situações de aprendizagem letiva, através da articulação da biblioteca escolar com o currículo e os docentes.