2011-2012 / 2012-2013 / 2013-2014 / 2014-2015 / 2015-2016 / 2016-2017 / 2017-2018 / 2018-2019 / 2019-2020 / 2020-2021 / 2021-2022 / 2022-2023 / 2023-2024
(PN-AC-01) Participação no Projeto Piloto da RBE: Aprender com a biblioteca escolar.
Designação da atividade | (PN-AC-01) Participação no Projeto Piloto da RBE: Aprender com a biblioteca escolar. |
---|---|
Escola | Escola Básica e Secundária Fernão do Pó |
Tipologia | Projetos Nacionais / Internacionais (PN) |
Data de início | 1-09-2014 |
Data de término | 6-04-2015 |
Departamentos | Matemática e Ciências Experimentais |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 520 - Biologia e Geologia |
Outras Estruturas | Biblioteca |
Dinamizadores | Noélia Silva e Marisa Mendes |
Público-Alvo | 7º D |
Breve Descrição | Participação do Agrupamento no Projeto Piloto da Rede de Bibliotecas Escolares que pretende associar a leitura, o uso das TIC, a pesquisa e trabalho com a informação, em situações de aprendizagem curriculares, através da articulação biblioteca escolar/ professor de sala de aula(profª Noélia Silva com a turma 7ºD). Participação da professora bibliotecária e da professora de sala de aula na ação de formação “Aprender com a biblioteca escolar: integração e desenvolvimento das literacias da leitura, dos média e da informação nas aprendizagens”, que decorre entre 1 de outubro e 3 de dezembro. |
Articulação com o Projeto Educativo | Meta 6 Participação em pelo menos 2 projetos nacionais ou internacionais não contemplados no ano anterior Finalidade 1 Melhorar os padrões de qualidade dos processos pedagógicos e do serviço educativo prestado à comunidade, reforçando a exigência o rigor e a disciplina Finalidade 4 Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas |
Objetivos | - Testar o referencial de aprendizagem com a biblioteca escolar proposto pela RBE. -Desenvolver nos alunos um conjunto de literacias essenciais à aprendizagem e ao sucesso educativo. - Relacionar os perfis de desempenho do referencial RBE com as aprendizagens preconizadas pelas orientações, programas e metas curriculares existentes. - Fornecer aos professores capacidades para explorar novos contextos, metodologias, ferramentas e recursos de aprendizagem, através de experiências colaborativas de planificação, ensino e avaliação com a biblioteca escolar. -Aplicar as competências de literacia do referencial RBE, associadas à leitura, ao uso das tecnologias e dos diferentes média e ao trabalho de pesquisa e uso da informação, a situações de aprendizagem letiva, através da articulação da biblioteca escolar com o currículo e os docentes. |