(PI-EC-03) Projeto Nós Propomos

Designação da atividade(PI-EC-03) Projeto Nós Propomos
EscolaEscola Básica e Secundária Fernão do Pó
TipologiaProjetos Nacionais / Internacionais (PN)
Data de início15-09-2014
Data de término19-06-2015
DepartamentosCiências Sociais e Humanas
Grupos de Recrutamento/Disciplinas420 - Geografia
Outras EstruturasBiblioteca
Turismo
DinamizadoresLuisa Carvalhinho e Marisa Rodrigues
Público-Alvo11º LH-CS / 11º TAR
Breve DescriçãoEste é um Projeto de Cidadania, Sustentabilidade
e Inovação na Educação Geográfica

O Agrupamento de Escolas de Fernão do Pó, através de uma turma do Curso Profissional de Turismo, participa, desde este ano, no Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica”. Surgido em 2011/12, este Projeto é promovido pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, em colaboração com a Esri Portugal, com o apoio da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica/Ciência Viva.
Articulação com o Projeto EducativoMeta 6
Participação em pelo menos 2 projetos nacionais ou internacionais não contemplados no ano anterior
Finalidade 3
Prosseguir o esforço de unidade do Agrupamento de Escolas, envolvendo toda a comunidade
Finalidade 4
Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas
ObjetivosO Projeto “Nós Propomos!” tem por finalidade promover uma efetiva cidadania territorial local, numa perspetiva de governança e sustentabilidade. Constitui, presentemente, o grande projeto nacional no âmbito da disciplina de Geografia e mobiliza escolas de todo o país.
O Projeto mobiliza o Estudo de Caso, do 11º ano, para a identificação de problemas locais e a apresentação de propostas de resolução pelos alunos. Simultaneamente, pretende promover a parceria entre universidade, escolas, autarquias, empresas e associações.
Em pequenos grupos, os alunos identificam problemas que lhes são significativos, na área da escola e da sua residência - da recuperação de um edifício abandonado à alteração do percurso de uma carreira de transportes públicos, passando pela instalação de equipamentos de lazer num espaço público ou pela criação de um roteiro turístico local, para dar alguns exemplos de propostas já apresentadas. Sempre que possível, alunos e professores têm uma reunião com técnicos da Câmara Municipal, que lhes transmitem as principais orientações e preocupações do Plano Diretor Municipal (também abordado no 11º ano), o que ajuda a enquadrar o problema que estão a estudar. Os alunos realizam, então, um pequeno trabalho de pesquisa sobre o problema que selecionaram, e fazem a apresentação de uma proposta de solução do mesmo.