(PI-PV-06) Ensino Experimental das Ciências no Pré-escolar e no 1º Ciclo
Designação da atividade | (PI-PV-06) Ensino Experimental das Ciências no Pré-escolar e no 1º Ciclo |
---|---|
Escola | Escola Básica e Secundária Fernão do Pó EB1 Bombarral JI Q.ta S.to António EB1 Pó EB1/JI Vale Covo JI Azambujeira dos Carros EB1/JI Carvalhal EB1/JI Baraçais |
Tipologia | Projetos internos diversos (PI) |
Data de início | 19-09-2011 |
Data de término | 6-07-2012 |
Departamentos | 1.º Ciclo do Ensino Básico Educação Pré-Escolar Matemática e Ciências Experimentais |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 100 - Educação Pré-Escolar 110 - 1.º ciclo do ensino básico 510 - Física e Química 520 - Biologia e Geologia |
Dinamizadores | Ana Louro; Corina Melo; Lucília Mil-Homens; Madalena Capinha; Noélia Silva; Ricardo Miranda |
Público-Alvo | Pré-escolar / 3º Ano / 4º Ano |
Breve Descrição | A Secção de Ciências Físicas e Naturais tem implementado desde o ano lectivo anterior o Projecto de Ensino Experimental das Ciências no Pré-escolar e no 1º Ciclo, que visa desenvolver actividades de carácter prático/experimental, em diversas escolas do 1º ciclo e jardins-de-infância do Agrupamento. Estas actividades são realizadas pelos alunos em sala de aula e enquadradas nos temas abordados em Estudo do Meio. O projecto privilegia o trabalho em equipa de docentes de várias disciplinas e de vários níveis de ensino, valorizando a diversidade de conhecimentos e de experiências e proporcionando aos alunos novas abordagens. |
Articulação com o Projeto Educativo | Meta 4 Desenvolver pelo menos 3 projetos de parceria entre níveis de ensino Finalidade 4 Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas |
Objetivos | 1. Promover o trabalho cooperativo e a partilha de experiências, de conhecimentos e recursos. 2. Fomentar a construção do saber com base no saber fazer e no saber pensar, com reflexo a longo prazo. 3. Incentivar a efectiva realização de actividades experimentais nas escolas. 4. Fomentar a curiosidade científica nas crianças. 5. Desenvolver atitudes e capacidades de análise, reflexão e discussão de ideias e resultados a partir de actividades experimentais. 6. Contribuir para a melhoria do ensino experimental das Ciências no Pré-escolar e 1º Ciclo. 7. Contribuir para a redução das dificuldades dos alunos na transição entre ciclos, nomeadamente entre o Pré-escolar e o 1º Ciclo e entre o 1º e o 2º ciclos. 8. Contribuir para a melhoria dos resultados escolares, a médio e longo prazo. |