2011-2012 / 2012-2013 / 2013-2014 / 2014-2015 / 2015-2016 / 2016-2017 / 2017-2018 / 2018-2019 / 2019-2020 / 2020-2021 / 2021-2022 / 2022-2023 / 2023-2024
(CE-OT-02) "Ubbu - Uma aventura de ciência de computação e programação"
Designação da atividade | (CE-OT-02) "Ubbu - Uma aventura de ciência de computação e programação" |
---|---|
Escola | Escola Básica e Secundária Fernão do Pó |
Tipologia | Outras (OT) |
Data de início | 1-01-2024 |
Data de término | 30-07-2024 |
Departamentos | Matemática e Ciências Experimentais |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 550 - Informática |
Dinamizadores | Patrícia Lopes e António Costa |
Público-Alvo | 5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 8º A / 8º B / 8º C / 8º D / 8º E / 8º F |
Breve Descrição | A "ubbu" é uma ferramenta de aprendizagem que ensina informática e programação a crianças. Tem como finalidade preparar mentes jovens para o futuro, transformando-as em pensadores lógicos, solucionadores de problemas e cidadãos conscientes e hábeis - tudo isto enquanto se divertem. |
Articulação com o Projeto Educativo | Meta 4 Desenvolver, em cada ano, pelo menos 3 projetos de parceria entre níveis de ensino que promovam a aprendizagem na interação entre alunos de diferentes idades Meta 5 Participar em projetos/concursos nacionais/internacionais, em pelo menos 4 áreas diferentes por ano (sendo uma delas o empreendedorismo / inovação) Finalidade 4 Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas |
Objetivos | Experimentar a "Ubbu", como forma de introdução ou desenvolvimento de competências no âmbito das Ciências da Computação e Programação. Trabalhar com a comunidade educativa, nomeadamente pais, professores, educadores, e todos os quiserem tirar o máximo partido da ubbu. Levar o mundo da Ciência da Computação e Programação aos alunos, ao mesmo tempo que aprendem sobre Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. |