(CE-OT-02) "Ubbu - Uma aventura de ciência de computação e programação"

Designação da atividade(CE-OT-02) "Ubbu - Uma aventura de ciência de computação e programação"
EscolaEscola Básica e Secundária Fernão do Pó
TipologiaOutras (OT)
Data de início1-01-2024
Data de término30-07-2024
DepartamentosMatemática e Ciências Experimentais
Grupos de Recrutamento/Disciplinas550 - Informática
DinamizadoresPatrícia Lopes e António Costa
Público-Alvo5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 8º A / 8º B / 8º C / 8º D / 8º E / 8º F
Breve DescriçãoA "ubbu" é uma ferramenta de aprendizagem que ensina informática e programação a crianças. Tem como finalidade preparar mentes jovens para o futuro, transformando-as em pensadores lógicos, solucionadores de problemas e cidadãos conscientes e hábeis - tudo isto enquanto se divertem.
Articulação com o Projeto EducativoMeta 4
Desenvolver, em cada ano, pelo menos 3 projetos de parceria entre níveis de ensino que promovam a aprendizagem na interação entre alunos de diferentes idades
Meta 5
Participar em projetos/concursos nacionais/internacionais, em pelo menos 4 áreas diferentes por ano (sendo uma delas o empreendedorismo / inovação)
Finalidade 4
Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas
ObjetivosExperimentar a "Ubbu", como forma de introdução ou desenvolvimento de competências no âmbito das Ciências da Computação e Programação.
Trabalhar com a comunidade educativa, nomeadamente pais, professores, educadores, e todos os quiserem tirar o máximo partido da ubbu.
Levar o mundo da Ciência da Computação e Programação aos alunos, ao mesmo tempo que aprendem sobre Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.