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(VE-EC-04) - AEFP Solidário
Designação da atividade | (VE-EC-04) - AEFP Solidário |
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Escola | Escola Básica e Secundária Fernão do Pó |
Tipologia | Visitas de Estudos / Visitas Temáticas / Saídas de Campo / Passeios Escolares (VE) |
Data de início | 1-01-2024 |
Data de término | 30-07-2024 |
Outras Estruturas | Plano Estratégico de Educação para a Cidadania |
Dinamizadores | Vitor Figueiredo |
Público-Alvo | 8º A / Comunidade |
Breve Descrição | . Apresentação à comunidade escolar do trabalho realizado pela instituição “Banco Alimentar Contra a Fome” no concelho do Bombarral e em Portugal; . Caracterização dos problemas da pobreza / exclusão social e das carências alimentares; . Realização de uma ação de recolha de bens alimentares junto da comunidade educativa, para posteriormente entregar à instituição "Banco Alimentar Contra a Fome"; . Ação de informação e sensibilização sobre o trabalho da instituição "Banco Alimentar Contra a Fome" e visita às suas instalações no Bombarral. |
Articulação com o Projeto Educativo | Meta 2 Envolver pelo menos 50% dos alunos de cada turma em projetos e atividades regulares de complemento curricular Finalidade 2 Reforçar o papel social e socializante da escola, assumindo um papel central na criação de oportunidades para todos, independentemente da sua condição Finalidade 3 Envolver a comunidade no processo educativo, com participação particularmente ativa dos Pais e Encarregados de Educação Finalidade 4 Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas Finalidade 5 Promover a imagem do Agrupamento junto das famílias e da Comunidade |
Objetivos | . Conhecer a instituição “Banco Alimentar Contra a Fome” e o trabalho que desenvolve no concelho do Bombarral e em Portugal. . Sensibilizar a comunidade escolar para os problemas da pobreza / exclusão social e das carências alimentares no concelho do Bombarral e em Portugal. . Realizar ações de voluntariado que permitam contribuir para o desenvolvimento de competências de partilha e solidariedade. . Desenvolver competências ao nível da utilização dos meios de comunicação, nomeadamente as tecnologias de informação e comunicação, aproveitando as suas potencialidades em termos de difusão de mensagens. |