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(VT-TA-01) Eu e o 25 Abril - Entrevistas
Designação da atividade | (VT-TA-01) Eu e o 25 Abril - Entrevistas |
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Escola | Escola Básica e Secundária Fernão do Pó |
Tipologia | Certames / Exposições (CE) |
Data de início | 1-01-2024 |
Data de término | 5-04-2024 |
Departamentos | Ciências Sociais e Humanas |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 400 - História |
Dinamizadores | Patricia Figueiredo |
Público-Alvo | 7º A / 7º B / 7º C / 7º D / 7º E |
Breve Descrição | Exposição de Entrevistas efetuadas pelos alunos do 7º ano, a familiares ou conhecidos que viveram os 25 Abril de 1974. Em simultâneo apresentar vídeo com testemunhos recolhidos nas entrevistas. O Vídeo será partilhado com a plataforma "Estudo em Casa", do qual o AEFP é parceiro na iniciativa "Partilha inter-geracional". |
Articulação com o Projeto Educativo | Meta 6 Participação em pelo menos 2 projetos nacionais ou internacionais não contemplados no ano anterior Finalidade 1 Desenvolver uma atividade pautada pela exigência, rigor, disciplina e trabalho que contribua para a melhoria dos resultados Finalidade 3 Envolver a comunidade no processo educativo, com participação particularmente ativa dos Pais e Encarregados de Educação Finalidade 4 Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas Finalidade 5 Promover a imagem do Agrupamento junto das famílias e da Comunidade |
Objetivos | Conhecer o passado histórico, ditadura, revolução, estado novo, guerra colonial. Sentir proximidade ao acontecimento 25 Abril. Compreender como era viver na ditadura - privado de direitos e liberdades fundamentais. Conhecer as mudanças registadas nos últimos 50 anos em Portugal. Consciencialização dos valores cívicos, reconhecendo a importância da participação política, da democracia e dos direitos fundamentais,. Promover do diálogo inter-geracional - através das entrevistas e diálogos estabelecidos com os intervenientes, construir conhecimentos do passado com elementos muito próximos (pessoas), de outras gerações, mas que são testemunhos vivos do acontecimento tratado. Motivar os alunos para as aprendizagens, exibindo o produto das tarefas desenvolvidas. |