2011-2012 / 2012-2013 / 2013-2014 / 2014-2015 / 2015-2016 / 2016-2017 / 2017-2018 / 2018-2019 / 2019-2020 / 2020-2021 / 2021-2022 / 2022-2023 / 2023-2024
(VT-TA-01) Conversas com quem viveu Abril
Designação da atividade | (VT-TA-01) Conversas com quem viveu Abril |
---|---|
Escola | Escola Básica e Secundária Fernão do Pó |
Tipologia | Visitas de Estudos / Visitas Temáticas / Saídas de Campo / Passeios Escolares (VE) |
Data de início | 6-04-2024 |
Data de término | 30-07-2024 |
Departamentos | Ciências Sociais e Humanas |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 400 - História |
Dinamizadores | Patricia Figueiredo |
Público-Alvo | 7º A / 7º B / 7º C / 7º D / 7º E / Comunidade |
Breve Descrição | Já não sabemos o que é viver sem ser em liberdade - Conversas com quem viveu Abril. Conversas em sala de aula com pessoas entrevistadas pelos alunos, que viveram o 25 Abril de 1974. Com os seguintes objetivos: Dimensão Histórica - conhecimento do passado histórico, ditadura, revolução, estado novo, guerra colonial. Como era viver na ditadura - privado de direitos e liberdades fundamentais. As mudanças registadas nos últimos 50 anos. |
Articulação com o Projeto Educativo | Meta 1 Publicação, em cada ano, por pelo menos 25% dos docentes do Agrupamento, de notícias sobre atividades desenvolvidas, nos jornais regionais e blogues institucionais Meta 2 Envolver pelo menos 50% dos alunos de cada turma em projetos e atividades regulares de complemento curricular Finalidade 2 Reforçar o papel social e socializante da escola, assumindo um papel central na criação de oportunidades para todos, independentemente da sua condição Finalidade 3 Envolver a comunidade no processo educativo, com participação particularmente ativa dos Pais e Encarregados de Educação Finalidade 4 Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas Finalidade 5 Promover a imagem do Agrupamento junto das famílias e da Comunidade |
Objetivos | Dimensão Histórica - conhecimento do passado histórico, ditadura, revolução, estado novo, guerra colonial. Como era viver na ditadura - privado de direitos e liberdades fundamentais. As mudanças registadas nos últimos 50 anos. Dimensão cívica: consciencialização dos valores cívicos - a importância da participação política, da democracia e dos direitos fundamentais,. Dimensão social: Promoção do diálogo inter-geracional - através das entrevistas e diálogos estabelecidos com os intervenientes, construir conhecimentos do passado com elementos muito próximos (pessoas), de outras gerações, mas que são testemunhos vivos do acontecimento tratado. Ligação escola comunidade - estimulo de diálogo com pessoas da comunidade (família, aldeia, vila, concelho, região). |