(VT-TA-01) Conversas com quem viveu Abril

Designação da atividade(VT-TA-01) Conversas com quem viveu Abril
EscolaEscola Básica e Secundária Fernão do Pó
TipologiaVisitas de Estudos / Visitas Temáticas / Saídas de Campo / Passeios Escolares (VE)
Data de início6-04-2024
Data de término30-07-2024
DepartamentosCiências Sociais e Humanas
Grupos de Recrutamento/Disciplinas400 - História
DinamizadoresPatricia Figueiredo
Público-Alvo7º A / 7º B / 7º C / 7º D / 7º E / Comunidade
Breve DescriçãoJá não sabemos o que é viver sem ser em liberdade - Conversas com quem viveu Abril.
Conversas em sala de aula com pessoas entrevistadas pelos alunos, que viveram o 25 Abril de 1974. Com os seguintes objetivos: Dimensão Histórica - conhecimento do passado histórico, ditadura, revolução, estado novo, guerra colonial. Como era viver na ditadura - privado de direitos e liberdades fundamentais. As mudanças registadas nos últimos 50 anos.
Articulação com o Projeto EducativoMeta 1
Publicação, em cada ano, por pelo menos 25% dos docentes do Agrupamento, de notícias sobre atividades desenvolvidas, nos jornais regionais e blogues institucionais
Meta 2
Envolver pelo menos 50% dos alunos de cada turma em projetos e atividades regulares de complemento curricular
Finalidade 2
Reforçar o papel social e socializante da escola, assumindo um papel central na criação de oportunidades para todos, independentemente da sua condição
Finalidade 3
Envolver a comunidade no processo educativo, com participação particularmente ativa dos Pais e Encarregados de Educação
Finalidade 4
Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas
Finalidade 5
Promover a imagem do Agrupamento junto das famílias e da Comunidade
ObjetivosDimensão Histórica - conhecimento do passado histórico, ditadura, revolução, estado novo, guerra colonial. Como era viver na ditadura - privado de direitos e liberdades fundamentais. As mudanças registadas nos últimos 50 anos.
Dimensão cívica: consciencialização dos valores cívicos - a importância da participação política, da democracia e dos direitos fundamentais,.
Dimensão social: Promoção do diálogo inter-geracional - através das entrevistas e diálogos estabelecidos com os intervenientes, construir conhecimentos do passado com elementos muito próximos (pessoas), de outras gerações, mas que são testemunhos vivos do acontecimento tratado. Ligação escola comunidade - estimulo de diálogo com pessoas da comunidade (família, aldeia, vila, concelho, região).