(PI-CT-01) Viva a Ciência (Clube Ciência Viva)

Designação da atividade(PI-CT-01) Viva a Ciência (Clube Ciência Viva)
EscolaEscola Básica e Secundária Fernão do Pó
TipologiaProjetos internos diversos (PI)
Data de início18-03-2024
Data de término22-03-2024
DepartamentosMatemática e Ciências Experimentais
Grupos de Recrutamento/Disciplinas230 - Matemática e Ciências da Natureza
510 - Física e Química
520 - Biologia e Geologia
Outras EstruturasClube Ciência Viva
DinamizadoresIdalino Faísca, Madalena Capinha, João Fadista
Público-Alvo5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 6º F
Breve DescriçãoDesenvolvimento de atividades de caráter lúdico, nas diversas áreas de intervenção do Clube Ciência Viva, promotoras do interesse por estas áreas da ciência.
As atividades decorrerão durante toda a Semana do Agrupamento e serão dinamizadas com o apoio dos alunos de Física e Química A das turmas 10ºCT e 11ºCT1 e dos alunos de Física do 12ºCT e 12ºCT-AV.
Articulação com o Projeto EducativoMeta 1
Publicação, em cada ano, por pelo menos 25% dos docentes do Agrupamento, de notícias sobre atividades desenvolvidas, nos jornais regionais e blogues institucionais
Meta 4
Desenvolver, em cada ano, pelo menos 3 projetos de parceria entre níveis de ensino que promovam a aprendizagem na interação entre alunos de diferentes idades
Finalidade 2
Reforçar o papel social e socializante da escola, assumindo um papel central na criação de oportunidades para todos, independentemente da sua condição
Finalidade 4
Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas
Finalidade 5
Promover a imagem do Agrupamento junto das famílias e da Comunidade
ObjetivosProporcionar aos alunos experiências de aprendizagem diversificadas, ativas e significativas;
Proporcionar aos alunos um conhecimento mais profundo e integrador da ciência, da engenharia e da tecnologia, tendo por base o conceito de “aprender fazendo”;
Desenvolver nos alunos a capacidade de pensar, planear, programar, criar, resolver problemas, investigar e emitir opiniões críticas.
Despertar o gosto e o interesse por diferentes áreas da ciência;
Diversificar experiências educativas;
Promover a troca de conhecimentos entre alunos de diferentes níveis de ensino;