2011-2012 / 2012-2013 / 2013-2014 / 2014-2015 / 2015-2016 / 2016-2017 / 2017-2018 / 2018-2019 / 2019-2020 / 2020-2021 / 2021-2022 / 2022-2023 / 2023-2024
(PI-AC-02) Leituras com mãos à obra II
Designação da atividade | (PI-AC-02) Leituras com mãos à obra II |
---|---|
Escola | Escola Básica e Secundária Fernão do Pó EB n.º 1 Bombarral |
Tipologia | Projetos Nacionais / Internacionais (PN) |
Data de início | 29-02-2024 |
Data de término | 15-06-2024 |
Departamentos | 1.º Ciclo do Ensino Básico Educação Especial |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 110 - 1.º ciclo do ensino básico 240 - Educação Visual e Tecnológica |
Outras Estruturas | Biblioteca |
Dinamizadores | Clara Santos, Lina Andrade e Filomena Diogo |
Público-Alvo | 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano / Assistentes Operacionais / Enc. Educação / Professores / Unidade de Ensino Estruturado / Unidade de Multideficiência |
Breve Descrição | Na sequência da candidatura Todos Juntos Podemos Ler, da Rede de Bibliotecas Escolares, dando continuidade ao Projeto Leituras com mãos à obra (2022/2023), propomo-nos desenvolver, no 1º ciclo, as seguintes atividades: 2º ano: uma turma - 2A - à qual vamos juntar todos os alunos do 2º ano acompanhados pela Educação Especial; projeto baseado na obra de Bordalo Pinheiro; animação da leitura de um texto do livro de Luísa Ducla Soares «Bordalo, o que tens para nos contar»; realização do percurso do "lagarto" na chegada ao Museu Bordalo Pinheiro, no Campo Grande; visita guiada e oficina «Fazedores de Histórias», baseada no mesmo livro; posteriormente, construção coletiva de uma escultura, em grandes dimensões, em pasta de papel, da recriação do lagarto de Rafael Bordalo Pinheiro, em oficinas a realizar pela Filomena Diogo, na EBSFP. 3º ano: uma turma à qual vamos juntar todos os alunos do 3º ano acompanhados pela Educação Especial; Oficina de Voz, em parceria com a Associação Gritos da Minha Dança (Cadaval); 4 sessões de 60'. 4º ano: uma turma - 4D - à qual vamos juntar todos os alunos do 4º ano acompanhados pela Educação Especial; Oficina de Poesia Caligráfica - «Caligrame», em parceria com a Associação Gritos da Minha Dança (Cadaval); 4 sessões de 60'. |
Articulação com o Projeto Educativo | Finalidade 2 Reforçar o papel social e socializante da escola, assumindo um papel central na criação de oportunidades para todos, independentemente da sua condição Finalidade 4 Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas |
Objetivos | Criar oportunidades de aprendizagem significativas, com alternativas pedagógicas e formativas, criando oportunidades de sucesso para todos; Valorizar a leitura e a escrita como pilar essencial para a construção do conhecimento e desenvolvimento das literacias assim como as competências ao nível oral (fonológico), gráfico, visual; Promover a sensibilidade estética e a curiosidade pelas artes plásticas; Potenciar a motricidade fina, a autoconfiança e o sentido de realização; |