(PI-AC-02) Leituras com mãos à obra II

Designação da atividade(PI-AC-02) Leituras com mãos à obra II
EscolaEscola Básica e Secundária Fernão do Pó
EB n.º 1 Bombarral
TipologiaProjetos Nacionais / Internacionais (PN)
Data de início29-02-2024
Data de término15-06-2024
Departamentos1.º Ciclo do Ensino Básico
Educação Especial
Grupos de Recrutamento/Disciplinas110 - 1.º ciclo do ensino básico
240 - Educação Visual e Tecnológica
Outras EstruturasBiblioteca
DinamizadoresClara Santos, Lina Andrade e Filomena Diogo
Público-Alvo2º Ano / 3º Ano / 4º Ano / Assistentes Operacionais / Enc. Educação / Professores / Unidade de Ensino Estruturado / Unidade de Multideficiência
Breve DescriçãoNa sequência da candidatura Todos Juntos Podemos Ler, da Rede de Bibliotecas Escolares, dando continuidade ao Projeto Leituras com mãos à obra (2022/2023), propomo-nos desenvolver, no 1º ciclo, as seguintes atividades:
2º ano: uma turma - 2A - à qual vamos juntar todos os alunos do 2º ano acompanhados pela Educação Especial; projeto baseado na obra de Bordalo Pinheiro; animação da leitura de um texto do livro de Luísa Ducla Soares «Bordalo, o que tens para nos contar»; realização do percurso do "lagarto" na chegada ao Museu Bordalo Pinheiro, no Campo Grande; visita guiada e oficina «Fazedores de Histórias», baseada no mesmo livro; posteriormente, construção coletiva de uma escultura, em grandes dimensões, em pasta de papel, da recriação do lagarto de Rafael Bordalo Pinheiro, em oficinas a realizar pela Filomena Diogo, na EBSFP.
3º ano: uma turma à qual vamos juntar todos os alunos do 3º ano acompanhados pela Educação Especial; Oficina de Voz, em parceria com a Associação Gritos da Minha Dança (Cadaval); 4 sessões de 60'.
4º ano: uma turma - 4D - à qual vamos juntar todos os alunos do 4º ano acompanhados pela Educação Especial; Oficina de Poesia Caligráfica - «Caligrame», em parceria com a Associação Gritos da Minha Dança (Cadaval); 4 sessões de 60'.
Articulação com o Projeto EducativoFinalidade 2
Reforçar o papel social e socializante da escola, assumindo um papel central na criação de oportunidades para todos, independentemente da sua condição
Finalidade 4
Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas
ObjetivosCriar oportunidades de aprendizagem significativas, com alternativas pedagógicas e formativas, criando oportunidades de sucesso para todos;
Valorizar a leitura e a escrita como pilar essencial para a construção do conhecimento e desenvolvimento das literacias assim como as competências ao nível oral (fonológico), gráfico, visual;
Promover a sensibilidade estética e a curiosidade pelas artes plásticas;
Potenciar a motricidade fina, a autoconfiança e o sentido de realização;