2011-2012 / 2012-2013 / 2013-2014 / 2014-2015 / 2015-2016 / 2016-2017 / 2017-2018 / 2018-2019 / 2019-2020 / 2020-2021 / 2021-2022 / 2022-2023 / 2023-2024
(PI-CT-03) Ciência divertida
Designação da atividade | (PI-CT-03) Ciência divertida |
---|---|
Escola | Escola Básica e Secundária Fernão do Pó |
Tipologia | Projetos internos diversos (PI) |
Data de início | 21-03-2024 |
Data de término | 21-03-2024 |
Departamentos | Matemática e Ciências Experimentais |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 510 - Física e Química 520 - Biologia e Geologia |
Dinamizadores | Alda Ceia, Idalino Faísca, Madalena Capinha |
Público-Alvo | 9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 9º E / 9º F |
Breve Descrição | Realização de atividades de caráter lúdico, nas áreas da Química, da Física e da Biologia, promotoras do interesse pela ciência. As atividades decorrerão durante a Semana do Agrupamento e serão dinamizadas pelos professores Alda Ceia, Idalino Faísca e Madalena Capinha, nos laboratórios C104, C105 e C106, com o apoio dos alunos de Física e Química A das turmas 10ºCT e 11ºCT1 e dos alunos de Química do 12ºCT. |
Articulação com o Projeto Educativo | Meta 1 Publicação, em cada ano, por pelo menos 25% dos docentes do Agrupamento, de notícias sobre atividades desenvolvidas, nos jornais regionais e blogues institucionais Meta 4 Desenvolver, em cada ano, pelo menos 3 projetos de parceria entre níveis de ensino que promovam a aprendizagem na interação entre alunos de diferentes idades Finalidade 1 Desenvolver uma atividade pautada pela exigência, rigor, disciplina e trabalho que contribua para a melhoria dos resultados Finalidade 2 Reforçar o papel social e socializante da escola, assumindo um papel central na criação de oportunidades para todos, independentemente da sua condição Finalidade 4 Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas Finalidade 5 Promover a imagem do Agrupamento junto das famílias e da Comunidade |
Objetivos | Proporcionar aos alunos experiências de aprendizagem diversificadas; Despertar o gosto e interesse pela ciência; Promover a literacia científica; Promover a troca de conhecimentos entre alunos de diferentes níveis de ensino; Promover abordagens alternativas ao currículo formal. |