2011-2012 / 2012-2013 / 2013-2014 / 2014-2015 / 2015-2016 / 2016-2017 / 2017-2018 / 2018-2019 / 2019-2020 / 2020-2021 / 2021-2022 / 2022-2023 / 2023-2024
(PI-OT - 02 ) "Aprender a Ser Fazendo"
Designação da atividade | (PI-OT - 02 ) "Aprender a Ser Fazendo" |
---|---|
Escola | Escola Básica e Secundária Fernão do Pó EB n.º 1 Bombarral |
Tipologia | Projetos internos diversos (PI) |
Data de início | 1-09-2023 |
Data de término | 30-07-2024 |
Departamentos | Educação Especial |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 910 - Educação Especial 1 |
Dinamizadores | Ana Moniz, Lina Andrade, Ana Vicente |
Público-Alvo | Pré-escolar / 1º Ano / 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano / 5º A / 6º A / 6º B / 6º E / 10º AV / Intercâmbio / Unidade de Ensino Estruturado / Unidade de Multideficiência |
Breve Descrição | No presente ano dar -se -á continuidade ao projeto "Aprender a Ser Fazendo" na Quinta pedagógica Bambilocas , no Vale Covo. O projeto é financiado pela Câmara Municipal do Bombarral que se responsabiliza também pelo transporte. Este projeto visa o desenvolvimento de aprendizagens substitutivas pelo que se centra nos alunos com Adequações curriculares significativas e outros que necessitam de potenciar o seu desenvolvimento. Os alunos são dividido em dois grupos: u grupo com os alunos da escola sede e um outro grupo com os alunos do Centro Escolar. Quinzenalmente os respetivos grupos deslocam-se à quinta acompanhados pelas docentes de educação especial e pelas assistentes operacionais que prestam apoio nas valências de unidades especializadas. |
Articulação com o Projeto Educativo | Finalidade 2 Reforçar o papel social e socializante da escola, assumindo um papel central na criação de oportunidades para todos, independentemente da sua condição Finalidade 4 Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas Finalidade 5 Promover a imagem do Agrupamento junto das famílias e da Comunidade |
Objetivos | Conhecer os animais da quinta, permitindo uma interação com os mesmos. Despertar o interesse pela vida do campo. Desenvolver a autonomia. Explorar os sentidos. Interagir e integrar a comunidade. Realizar atividades da vida diária. |