2011-2012 / 2012-2013 / 2013-2014 / 2014-2015 / 2015-2016 / 2016-2017 / 2017-2018 / 2018-2019 / 2019-2020 / 2020-2021 / 2021-2022 / 2022-2023 / 2023-2024
(CE-OT-02) SELFIE
Designação da atividade | (CE-OT-02) SELFIE |
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Escola | Escola Básica e Secundária Fernão do Pó EB1 Pó EB n.º 1 Bombarral |
Tipologia | Outras (OT) |
Data de início | 5-02-2024 |
Data de término | 31-03-2024 |
Departamentos | 1.º Ciclo do Ensino Básico Matemática e Ciências Experimentais |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 550 - Informática |
Outras Estruturas | Órgão de Gestão |
Dinamizadores | Ana Carvalho, Emanuel Vilaça, Luís Azóia |
Público-Alvo | 1º Ano / 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano / 5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 6º F / 7º A / 7º B / 7º C / 7º D / 7º E / 8º A / 8º B / 8º C / 8º D / 8º E / 8º F / 9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 9º E / 9º F / 10º CT / 10º LH / 10º CS / 10º AV / 10º DE / 10º CS-AV / 10º TAR-CP / 10º RB-D / 11º CT1 / 11º CT2 / 11º LH / 11º CS-AV / 11º TAR-CP / 11º RB-D / 11º CT-AV / 12º CT / 12º LH / 12º CS / 12º TAR-CP / 12º CT-AV / 12º RB-D / Professores |
Breve Descrição | Organização e aplicação da SELFIE. A SELFIE (sigla de «Self-reflection on Effective Learning by Fostering the use of Innovative Educational technologies» [Autorreflexão sobre a aprendizagem eficaz através da promoção da utilização de tecnologias educativas inovadoras]) é uma ferramenta concebida para ajudar as escolas a incorporar as tecnologias digitais no ensino, na aprendizagem e na avaliação. A SELFIE assenta em trabalho de investigação sólido e foi desenvolvida com base no quadro da Comissão Europeia para a promoção da aprendizagem na era digital nas organizações educativas. A SELFIE recolhe, de forma anónima, as opiniões dos alunos, dos professores e dos dirigentes escolares sobre a forma como as tecnologias são utilizadas na sua escola. O AEFP irá implementar este estudo/ferramenta, integrando a comunidade de escolas de toda a Europa que estão a utilizar a SELFIE para ajudar a implementar tecnologias digitais nos processos de ensino aprendizagem. Posteriormente estes resultados serão analisados e tratados por elementos da equipa PADDE. A SELFIE pode ajudar a sua escola a compreender melhor a forma como as tecnologias digitais são utilizadas para apoiar o ensino e a aprendizagem. A ferramenta SELFIE junta alunos, professores e dirigentes escolares numa reflexão coletiva sobre a utilização das tecnologias. Os resultados obtidos podem responder às questões seguintes: Em que domínios é a tecnologia utilizada de forma eficiente e em que domínios é possível melhorar? A escola tem objetivos em matéria de utilização das tecnologias? Se sim, o pessoal e os alunos sabem quais são? Segundo os professores, que tipo de formação é mais benéfica? Onde é preciso aplicar os fundos? A SELFIE pode ajudar uma escola a tomar decisões fundamentadas, revendo e melhorando continuamente a forma como as tecnologias digitais são utilizadas no ensino, na aprendizagem e na avaliação. |
Articulação com o Projeto Educativo | Meta 1 Publicação, em cada ano, por pelo menos 25% dos docentes do Agrupamento, de notícias sobre atividades desenvolvidas, nos jornais regionais e blogues institucionais Meta 5 Participar em projetos/concursos nacionais/internacionais, em pelo menos 4 áreas diferentes por ano (sendo uma delas o empreendedorismo / inovação) Meta 6 Participação em pelo menos 2 projetos nacionais ou internacionais não contemplados no ano anterior Finalidade 1 Desenvolver uma atividade pautada pela exigência, rigor, disciplina e trabalho que contribua para a melhoria dos resultados Finalidade 2 Reforçar o papel social e socializante da escola, assumindo um papel central na criação de oportunidades para todos, independentemente da sua condição Finalidade 5 Promover a imagem do Agrupamento junto das famílias e da Comunidade |
Objetivos | Promover a imagem do Agrupamento, contribuindo também a divulgação para essa promoção; contribuir para uma atividade pautada pela exigência, rigor, disciplina e trabalho que contribua para a melhoria dos resultados, através do contributo dado com a participação neste estudo/projeto internacional, que permite rever e melhorar continuamente a forma como as tecnologias digitais são utilizadas no ensino, na aprendizagem e na avaliação. Este tipo de estudo permitirá analisar, rever e reforçar o papel social e socializante da escola com o objetivo de ajustar e criar oportunidades para todos, independentemente da sua condição e simultaneamente promover a imagem do Agrupamento junto das famílias e da comunidade, com mais esta participação com vista à melhoria das condições existentes no AEFP. |