(CE-OT-02) SELFIE

Designação da atividade(CE-OT-02) SELFIE
EscolaEscola Básica e Secundária Fernão do Pó
EB1 Pó
EB n.º 1 Bombarral
TipologiaOutras (OT)
Data de início5-02-2024
Data de término31-03-2024
Departamentos1.º Ciclo do Ensino Básico
Matemática e Ciências Experimentais
Grupos de Recrutamento/Disciplinas550 - Informática
Outras EstruturasÓrgão de Gestão
DinamizadoresAna Carvalho, Emanuel Vilaça, Luís Azóia
Público-Alvo1º Ano / 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano / 5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 6º F / 7º A / 7º B / 7º C / 7º D / 7º E / 8º A / 8º B / 8º C / 8º D / 8º E / 8º F / 9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 9º E / 9º F / 10º CT / 10º LH / 10º CS / 10º AV / 10º DE / 10º CS-AV / 10º TAR-CP / 10º RB-D / 11º CT1 / 11º CT2 / 11º LH / 11º CS-AV / 11º TAR-CP / 11º RB-D / 11º CT-AV / 12º CT / 12º LH / 12º CS / 12º TAR-CP / 12º CT-AV / 12º RB-D / Professores
Breve DescriçãoOrganização e aplicação da SELFIE. A SELFIE (sigla de «Self-reflection on Effective Learning by Fostering the use of Innovative Educational technologies» [Autorreflexão sobre a aprendizagem eficaz através da promoção da utilização de tecnologias educativas inovadoras]) é uma ferramenta concebida para ajudar as escolas a incorporar as tecnologias digitais no ensino, na aprendizagem e na avaliação.
A SELFIE assenta em trabalho de investigação sólido e foi desenvolvida com base no quadro da Comissão Europeia para a promoção da aprendizagem na era digital nas organizações educativas.

A SELFIE recolhe, de forma anónima, as opiniões dos alunos, dos professores e dos dirigentes escolares sobre a forma como as tecnologias são utilizadas na sua escola.

O AEFP irá implementar este estudo/ferramenta, integrando a comunidade de escolas de toda a Europa que estão a utilizar a SELFIE para ajudar a implementar tecnologias digitais nos processos de ensino aprendizagem.
Posteriormente estes resultados serão analisados e tratados por elementos da equipa PADDE.
A SELFIE pode ajudar a sua escola a compreender melhor a forma como as tecnologias digitais são utilizadas para apoiar o ensino e a aprendizagem.
A ferramenta SELFIE junta alunos, professores e dirigentes escolares numa reflexão coletiva sobre a utilização das tecnologias. Os resultados obtidos podem responder às questões seguintes:

Em que domínios é a tecnologia utilizada de forma eficiente e em que domínios é possível melhorar?
A escola tem objetivos em matéria de utilização das tecnologias? Se sim, o pessoal e os alunos sabem quais são?
Segundo os professores, que tipo de formação é mais benéfica?
Onde é preciso aplicar os fundos?
A SELFIE pode ajudar uma escola a tomar decisões fundamentadas, revendo e melhorando continuamente a forma como as tecnologias digitais são utilizadas no ensino, na aprendizagem e na avaliação.
Articulação com o Projeto EducativoMeta 1
Publicação, em cada ano, por pelo menos 25% dos docentes do Agrupamento, de notícias sobre atividades desenvolvidas, nos jornais regionais e blogues institucionais
Meta 5
Participar em projetos/concursos nacionais/internacionais, em pelo menos 4 áreas diferentes por ano (sendo uma delas o empreendedorismo / inovação)
Meta 6
Participação em pelo menos 2 projetos nacionais ou internacionais não contemplados no ano anterior
Finalidade 1
Desenvolver uma atividade pautada pela exigência, rigor, disciplina e trabalho que contribua para a melhoria dos resultados
Finalidade 2
Reforçar o papel social e socializante da escola, assumindo um papel central na criação de oportunidades para todos, independentemente da sua condição
Finalidade 5
Promover a imagem do Agrupamento junto das famílias e da Comunidade
ObjetivosPromover a imagem do Agrupamento, contribuindo também a divulgação para essa promoção; contribuir para uma atividade pautada pela exigência, rigor, disciplina e trabalho que contribua para a melhoria dos resultados, através do contributo dado com a participação neste estudo/projeto internacional, que permite rever e melhorar continuamente a forma como as tecnologias digitais são utilizadas no ensino, na aprendizagem e na avaliação. Este tipo de estudo permitirá analisar, rever e reforçar o papel social e socializante da escola com o objetivo de ajustar e criar oportunidades para todos, independentemente da sua condição e simultaneamente promover a imagem do Agrupamento junto das famílias e da comunidade, com mais esta participação com vista à melhoria das condições existentes no AEFP.