2011-2012 / 2012-2013 / 2013-2014 / 2014-2015 / 2015-2016 / 2016-2017 / 2017-2018 / 2018-2019 / 2019-2020 / 2020-2021 / 2021-2022 / 2022-2023 / 2023-2024
(PI-CT-01) Semana Ciência Viva - Clube Ciência Viva
Designação da atividade | (PI-CT-01) Semana Ciência Viva - Clube Ciência Viva |
---|---|
Escola | Escola Básica e Secundária Fernão do Pó |
Tipologia | Projetos internos diversos (PI) |
Data de início | 11-12-2023 |
Data de término | 15-12-2023 |
Departamentos | Matemática e Ciências Experimentais |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 230 - Matemática e Ciências da Natureza 510 - Física e Química 520 - Biologia e Geologia 550 - Informática |
Outras Estruturas | Clube Ciência Viva |
Dinamizadores | Idalino Faísca, Madalena Capinha, João Fadista |
Público-Alvo | 5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 6º F |
Breve Descrição | Realização de atividades, ao longo da semana final de aulas do 1º período, nas áreas de intervenção do Clube Ciência Viva, dirigidas a alunos do 2ºciclo: - Compreensão dos fenómenos sísmicos e sensibilização para o risco sísmico; - Programação e robótica, com utilização de ferramentas STEM (Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática); - Atividades experimentais de carácter mais lúdico na área das ciências. As atividades são promovidas por professores do Clube Ciência Viva com o apoio e colaboração de alunos do curso de Ciências e Tecnologias do ensino secundário. |
Articulação com o Projeto Educativo | Meta 1 Publicação, em cada ano, por pelo menos 25% dos docentes do Agrupamento, de notícias sobre atividades desenvolvidas, nos jornais regionais e blogues institucionais Meta 4 Desenvolver, em cada ano, pelo menos 3 projetos de parceria entre níveis de ensino que promovam a aprendizagem na interação entre alunos de diferentes idades Meta 5 Participar em projetos/concursos nacionais/internacionais, em pelo menos 4 áreas diferentes por ano (sendo uma delas o empreendedorismo / inovação) Finalidade 2 Reforçar o papel social e socializante da escola, assumindo um papel central na criação de oportunidades para todos, independentemente da sua condição Finalidade 4 Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas Finalidade 5 Promover a imagem do Agrupamento junto das famílias e da Comunidade |
Objetivos | Proporcionar um conhecimento mais profundo e integrador da ciência, da engenharia e da tecnologia, tendo por base o conceito de “aprender fazendo”; Aumentar a perceção e o entendimento do risco sísmico e processos associados; Desenvolver nos alunos a capacidade de pensar, planear, programar, criar, resolver problemas, investigar e emitir opiniões críticas. Desenvolver a compreensão de alguns fenómenos, de forma significativa e com elevado poder de retenção; Proporcionar aos alunos experiências de aprendizagem diversificadas, ativas e significativas; Promover atividades experimentais como forma de desenvolver competências, conhecimentos e saberes; Possibilitar que os alunos sejam construtores autónomos e ativos do seu conhecimento, motivando-os e despertando neles o interesse pela ciência; |