(CN-CT-01) - Quiz de Astronomia e Quiz Física e Química 9.º ano - SuperTMatik

Designação da atividade(CN-CT-01) - Quiz de Astronomia e Quiz Física e Química 9.º ano - SuperTMatik
EscolaEscola Básica e Secundária Fernão do Pó
TipologiaConcursos Nacionais (CN)
Data de início1-01-2024
Data de término30-05-2024
DepartamentosMatemática e Ciências Experimentais
Grupos de Recrutamento/Disciplinas510 - Física e Química
DinamizadoresAlda Ceia, Eugénia Neves, Isabel Leonor Lopes e Ricardo Miranda
Público-Alvo7º A / 7º B / 7º C / 7º D / 7º E / 9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 9º E / 9º F
Breve DescriçãoOs jogos SUPERTMATIK são jogos educativos e evolutivos que aliam a estimulação mental à diversão dos clássicos jogos de mesa. Amplamente utilizados em contexto escolar desde 2005, têm provado, ao longo dos últimos anos, serem fortes aliados dos professores no que diz respeito a gerar motivação extra nos alunos do 1º, 2º e 3º ciclos, independentemente das suas classificações escolares! Em 2007 nasceram os Campeonatos Escolares SUPERTMATIK que têm vindo progressivamente a ganhar cada vez mais adeptos, um pouco por todo o mundo! Os alunos irão realizar esta atividade 100% online. Para o 7.º ano será realizado o quiz d astronomia e para o 9.º ano o quiz de Física e Química.
Articulação com o Projeto EducativoMeta 1
Publicação, em cada ano, por pelo menos 25% dos docentes do Agrupamento, de notícias sobre atividades desenvolvidas, nos jornais regionais e blogues institucionais
Meta 3
Obter resultados escolares que coloquem o Agrupamento acima das médias nacionais e regionais em todas as modalidades de avaliação externa
Meta 5
Participar em projetos/concursos nacionais/internacionais, em pelo menos 4 áreas diferentes por ano (sendo uma delas o empreendedorismo / inovação)
Finalidade 1
Desenvolver uma atividade pautada pela exigência, rigor, disciplina e trabalho que contribua para a melhoria dos resultados
Finalidade 4
Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas
Objetivos• Fomentar o interesse pela aprendizagem;
• Contribuir para a aquisição, consolidação e ampliação de competências e conhecimentos;
• Reforçar a componente lúdica no processo de ensino-aprendizagem;
• Promover o convívio entre alunos, professores e restante comunidade escolar.