2011-2012 / 2012-2013 / 2013-2014 / 2014-2015 / 2015-2016 / 2016-2017 / 2017-2018 / 2018-2019 / 2019-2020 / 2020-2021 / 2021-2022 / 2022-2023 / 2023-2024
(PI-EC-01) O mundo na nossa escola
Designação da atividade | (PI-EC-01) O mundo na nossa escola |
---|---|
Escola | EB n.º 1 Bombarral |
Tipologia | Projetos internos diversos (PI) |
Data de início | 1-01-2024 |
Data de término | 30-07-2024 |
Departamentos | 1.º Ciclo do Ensino Básico |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 110 - 1.º ciclo do ensino básico |
Outras Estruturas | Biblioteca Plano Estratégico de Educação para a Cidadania SPO |
Dinamizadores | Clara Santos, Mafalda Alexandre e Rosário Talaia |
Público-Alvo | 1º Ano / 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano / Enc. Educação |
Breve Descrição | Projeto multicultural para divulgação dos países de origem dos alunos da EB1/agrupamento: Pesquisa de informação, em articulação com os professores titulares, sobre os países de origem de todos os alunos de cada turma: geografia, monumentos, cultura, gastronomia, arte, curiosidades; Mostras sobre os países de origem dos alunos, agrupados por continentes (um continente/mês); No final do ano letivo, exposição global, lanche partilhado e leituras com sotaque. Articulação com o Plano Nacional de Combate ao Racismo e à Discriminação e com o Plano de Educação para a Cidadania |
Articulação com o Projeto Educativo | Meta 6 Participação em pelo menos 2 projetos nacionais ou internacionais não contemplados no ano anterior Finalidade 2 Reforçar o papel social e socializante da escola, assumindo um papel central na criação de oportunidades para todos, independentemente da sua condição Finalidade 3 Envolver a comunidade no processo educativo, com participação particularmente ativa dos Pais e Encarregados de Educação Finalidade 4 Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas Finalidade 5 Promover a imagem do Agrupamento junto das famílias e da Comunidade |
Objetivos | Promover a inclusão dos alunos oriundos de diferentes países e continentes. Dar a conhecer povos e culturas. Promover competências de digitais e da informação. Promover valores como a tolerância e a aceitação da diferença. Envolver as famílias na recolha e divulgação de informação. |