(PI-CT-01) A Terra treme e eu sei o que fazer - Clube Ciência Viva

Designação da atividade(PI-CT-01) A Terra treme e eu sei o que fazer - Clube Ciência Viva
EscolaEscola Básica e Secundária Fernão do Pó
EB1 Pó
EB n.º 1 Bombarral
TipologiaProjetos internos diversos (PI)
Data de início2-10-2023
Data de término14-06-2024
DepartamentosMatemática e Ciências Experimentais
Grupos de Recrutamento/Disciplinas230 - Matemática e Ciências da Natureza
510 - Física e Química
520 - Biologia e Geologia
Outras EstruturasClube Ciência Viva
DinamizadoresIdalino Faisca, Madalena Capinha, João Fadista
Público-Alvo1º Ano / 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano / 5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 6º F
Breve DescriçãoRealização de sessões promotoras da compreensão dos fenómenos sísmicos e de sensibilização para o risco sísmico, fomentadora de uma cidadania ativa em matéria de proteção e segurança, que conduza à interiorização dos comportamentos a adotar antes, durante e após a ocorrência de um sismo, de modo a minimizar os seus efeitos.
Articulação com o Projeto EducativoMeta 1
Publicação, em cada ano, por pelo menos 25% dos docentes do Agrupamento, de notícias sobre atividades desenvolvidas, nos jornais regionais e blogues institucionais
Meta 4
Desenvolver, em cada ano, pelo menos 3 projetos de parceria entre níveis de ensino que promovam a aprendizagem na interação entre alunos de diferentes idades
Finalidade 2
Reforçar o papel social e socializante da escola, assumindo um papel central na criação de oportunidades para todos, independentemente da sua condição
Finalidade 4
Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas
Finalidade 5
Promover a imagem do Agrupamento junto das famílias e da Comunidade
ObjetivosAumentar a perceção e o entendimento do risco sísmico e processos associados;
Desenvolver a compreensão de alguns fenómenos, de forma significativa e com elevado poder de retenção; b) proporcionar aos alunos experiências de aprendizagem diversificadas, ativas e significativas; Promover atividades experimentais como forma de desenvolver determinados conhecimentos e saberes;
Possibilitar que os alunos sejam construtores autónomos e ativos do seu
conhecimento, motivando-os e despertando neles o interesse pela ciência;
Desenvolver nos alunos a capacidade de pensar, interrogar, investigar e de relatar experiências e emitir opiniões críticas.