2011-2012 / 2012-2013 / 2013-2014 / 2014-2015 / 2015-2016 / 2016-2017 / 2017-2018 / 2018-2019 / 2019-2020 / 2020-2021 / 2021-2022 / 2022-2023 / 2023-2024
(PI-CT-01) A Terra treme e eu sei o que fazer - Clube Ciência Viva
Designação da atividade | (PI-CT-01) A Terra treme e eu sei o que fazer - Clube Ciência Viva |
---|---|
Escola | Escola Básica e Secundária Fernão do Pó EB1 Pó EB n.º 1 Bombarral |
Tipologia | Projetos internos diversos (PI) |
Data de início | 2-10-2023 |
Data de término | 14-06-2024 |
Departamentos | Matemática e Ciências Experimentais |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 230 - Matemática e Ciências da Natureza 510 - Física e Química 520 - Biologia e Geologia |
Outras Estruturas | Clube Ciência Viva |
Dinamizadores | Idalino Faisca, Madalena Capinha, João Fadista |
Público-Alvo | 1º Ano / 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano / 5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 6º F |
Breve Descrição | Realização de sessões promotoras da compreensão dos fenómenos sísmicos e de sensibilização para o risco sísmico, fomentadora de uma cidadania ativa em matéria de proteção e segurança, que conduza à interiorização dos comportamentos a adotar antes, durante e após a ocorrência de um sismo, de modo a minimizar os seus efeitos. |
Articulação com o Projeto Educativo | Meta 1 Publicação, em cada ano, por pelo menos 25% dos docentes do Agrupamento, de notícias sobre atividades desenvolvidas, nos jornais regionais e blogues institucionais Meta 4 Desenvolver, em cada ano, pelo menos 3 projetos de parceria entre níveis de ensino que promovam a aprendizagem na interação entre alunos de diferentes idades Finalidade 2 Reforçar o papel social e socializante da escola, assumindo um papel central na criação de oportunidades para todos, independentemente da sua condição Finalidade 4 Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas Finalidade 5 Promover a imagem do Agrupamento junto das famílias e da Comunidade |
Objetivos | Aumentar a perceção e o entendimento do risco sísmico e processos associados; Desenvolver a compreensão de alguns fenómenos, de forma significativa e com elevado poder de retenção; b) proporcionar aos alunos experiências de aprendizagem diversificadas, ativas e significativas; Promover atividades experimentais como forma de desenvolver determinados conhecimentos e saberes; Possibilitar que os alunos sejam construtores autónomos e ativos do seu conhecimento, motivando-os e despertando neles o interesse pela ciência; Desenvolver nos alunos a capacidade de pensar, interrogar, investigar e de relatar experiências e emitir opiniões críticas. |