(VT-OT-01) Nós Propomos - secundário

Designação da atividade(VT-OT-01) Nós Propomos - secundário
EscolaEscola Básica e Secundária Fernão do Pó
TipologiaProjetos Nacionais / Internacionais (PN)
Data de início7-11-2023
Data de término7-06-2024
DepartamentosCiências Sociais e Humanas
Grupos de Recrutamento/Disciplinas420 - Geografia
Outras EstruturasTurismo
DinamizadoresLuísa Carvalhinho
Público-Alvo11º TAR-CP
Breve DescriçãoHá um apelo crescente à participação pública nas tomadas de decisão relativas ao ordenamento do território, numa perspetiva de governança e de cidadania territorial. Este apelo cruza-se com a preocupação em promover uma educação geográfica comprometida com o desenvolvimento sustentável, o que ganha particular relevância à escala local.
No Ensino Secundário, a disciplina de Geografia A /TRA realiza o “Estudo de Caso”/UFCD 4304, desenvolvido no 11º ano, e que pode igualmente ser implementado noutros níveis do ensino secundário e noutras áreas disciplinares, é valorizado pelo desenvolvimento do trabalho de pesquisa na área de residência dos alunos.
Será desenvolvido um trabalho projeto que se desenvolve em diferentes fases: identificação dos problemas; recolha e análise de dados; construção de hipóteses; identificação de condicionantes; construção de propostas de soluções.
Articulação com o Projeto EducativoMeta 5
Participar em projetos/concursos nacionais/internacionais, em pelo menos 4 áreas diferentes por ano (sendo uma delas o empreendedorismo / inovação)
Finalidade 1
Desenvolver uma atividade pautada pela exigência, rigor, disciplina e trabalho que contribua para a melhoria dos resultados
Finalidade 2
Reforçar o papel social e socializante da escola, assumindo um papel central na criação de oportunidades para todos, independentemente da sua condição
Finalidade 4
Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas
Finalidade 5
Promover a imagem do Agrupamento junto das famílias e da Comunidade
ObjetivosO Projeto Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação pretende
i) dinamizar a implementação do Estudo de Caso, no 11º ano ou noutro nível de ensino,
ii) familiarizar os/as jovens estudantes com a autarquia e o respetivo Plano Diretor Municipal/PDM,
iii) sensibilizar para os problemas territoriais locais, motivando para a elaboração e apresentação de propostas de intervenção local e
iv) estimular a construção de parcerias entre os atores escolares e não escolares, públicos ou privados.
As propostas elaboradas por alunos podem ser articuladas com outros projetos, nacionais ou internacionais.

i) promover uma ativa cidadania territorial local, articulada com as restantes escalas, junto da comunidade escolar;
ii) valorizar o Estudo de Caso como trabalho experimental sobre problemas da comunidade;
iii) promover abordagens metodológicas inovadoras no âmbito do ensino da Geografia ou de outras áreas de formação;
iv) mobilizar alunos e professores para a utilização de tecnologias de informação, em estudos de âmbito prático;
v) aproximar o poder local das comunidades, através da participação dos jovens e das suas escolas;
vi) contribuir para um desenvolvimento sustentável das localidades e dos municípios onde se desenvolve;
vii) incentivar a atividade de investigação em Geografia;
viii) fomentar redes de cooperação entre atores locais, como universidades, escolas, autarquias, associações locais e empresas.