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(PI-CT-01) Programação e Robótica 1º Ciclo - Clube Ciência Viva
Designação da atividade | (PI-CT-01) Programação e Robótica 1º Ciclo - Clube Ciência Viva |
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Escola | Escola Básica e Secundária Fernão do Pó |
Tipologia | Projetos internos diversos (PI) |
Data de início | 3-10-2023 |
Data de término | 13-06-2024 |
Departamentos | Matemática e Ciências Experimentais |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 110 - 1.º ciclo do ensino básico 230 - Matemática e Ciências da Natureza 510 - Física e Química |
Outras Estruturas | Clube Ciência Viva |
Dinamizadores | João Fadista, Idalino Faísca |
Público-Alvo | 3º Ano / 4º Ano |
Breve Descrição | A atividade Programação e Robótica do 1º Ciclo é uma clube atividade criado no âmbito do Projeto Clubes Ciência Viva na Escola. É uma atividade de trabalho em equipa e de partilha, onde se realizam atividades simples e intuitivas dos conceitos base da programação. no âmbito do SCRATCH e robótica realizando-as num ambiente multidisciplinar, onde se relacionam os conceitos de diversas áreas curriculares. |
Articulação com o Projeto Educativo | Meta 1 Publicação, em cada ano, por pelo menos 25% dos docentes do Agrupamento, de notícias sobre atividades desenvolvidas, nos jornais regionais e blogues institucionais Meta 4 Desenvolver, em cada ano, pelo menos 3 projetos de parceria entre níveis de ensino que promovam a aprendizagem na interação entre alunos de diferentes idades Finalidade 2 Reforçar o papel social e socializante da escola, assumindo um papel central na criação de oportunidades para todos, independentemente da sua condição Finalidade 4 Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas Finalidade 5 Promover a imagem do Agrupamento junto das famílias e da Comunidade |
Objetivos | Treinar o pensamento lógico e a inteligência espacial; Exercitar a capacidade de cálculo e de decisão de como mover o robô para alcançar os vários objetivos; Memorizar e executar uma sequência de movimentos no espaço; Desenvolver projetos envolvendo a programação, a aprendizagem e/ou aprofundamento de conceitos básicos de programação e a participar em iniciativas que promovam uma visão abrangente do uso das novas tecnologias da informação e da comunicação; Aprender a planear, a programar, a criar, a resolver problemas e a pensar criticamente, projetando, construindo e ajustando algo com uma finalidade. |