(PI-CT-01) Programação e Robótica 1º Ciclo - Clube Ciência Viva

Designação da atividade(PI-CT-01) Programação e Robótica 1º Ciclo - Clube Ciência Viva
EscolaEscola Básica e Secundária Fernão do Pó
TipologiaProjetos internos diversos (PI)
Data de início3-10-2023
Data de término13-06-2024
DepartamentosMatemática e Ciências Experimentais
Grupos de Recrutamento/Disciplinas110 - 1.º ciclo do ensino básico
230 - Matemática e Ciências da Natureza
510 - Física e Química
Outras EstruturasClube Ciência Viva
DinamizadoresJoão Fadista, Idalino Faísca
Público-Alvo3º Ano / 4º Ano
Breve DescriçãoA atividade Programação e Robótica do 1º Ciclo é uma clube atividade criado no âmbito do Projeto Clubes Ciência Viva na Escola.
É uma atividade de trabalho em equipa e de partilha, onde se realizam atividades simples e intuitivas dos conceitos base da programação. no âmbito do SCRATCH e robótica realizando-as num ambiente multidisciplinar, onde se relacionam os conceitos de diversas áreas curriculares.
Articulação com o Projeto EducativoMeta 1
Publicação, em cada ano, por pelo menos 25% dos docentes do Agrupamento, de notícias sobre atividades desenvolvidas, nos jornais regionais e blogues institucionais
Meta 4
Desenvolver, em cada ano, pelo menos 3 projetos de parceria entre níveis de ensino que promovam a aprendizagem na interação entre alunos de diferentes idades
Finalidade 2
Reforçar o papel social e socializante da escola, assumindo um papel central na criação de oportunidades para todos, independentemente da sua condição
Finalidade 4
Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas
Finalidade 5
Promover a imagem do Agrupamento junto das famílias e da Comunidade
ObjetivosTreinar o pensamento lógico e a inteligência espacial;
Exercitar a capacidade de cálculo e de decisão de como
mover o robô para alcançar os vários objetivos;
Memorizar e executar uma sequência de movimentos no espaço;
Desenvolver projetos envolvendo a programação, a aprendizagem e/ou aprofundamento de conceitos básicos de programação e a participar em iniciativas que promovam uma visão abrangente do uso das novas tecnologias da informação e da comunicação;
Aprender a planear, a programar, a criar, a resolver problemas e a pensar criticamente, projetando, construindo e ajustando algo com uma finalidade.