(VT-OT-08) Laboratório Aberto de Informática

Designação da atividade(VT-OT-08) Laboratório Aberto de Informática
EscolaEscola Básica e Secundária Fernão do Pó
TipologiaCertames / Exposições (CE)
Data de início20-03-2024
Data de término20-03-2024
DepartamentosMatemática e Ciências Experimentais
Grupos de Recrutamento/Disciplinas550 - Informática
DinamizadoresAna Carvalho, António Costa e Patrícia Lopes
Público-Alvo5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 6º F / 7º A / 7º B / 7º C / 7º D / 7º E / 8º A / 8º B / 8º C / 8º D / 8º E / 8º F / 9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 9º E / 9º F / 10º CT / 10º LH / 10º CS / 10º AV / 10º DE / 10º CS-AV / 10º TAR-CP / 10º RB-D / 11º CT1 / 11º CT2 / 11º LH / 11º CS-AV / 11º TAR-CP / 11º RB-D / 11º CT-AV / 12º CT / 12º LH / 12º CS / 12º TAR-CP / 12º CT-AV / 12º RB-D / Assistentes Operacionais / Professores / Unidade de Ensino Estruturado
Breve DescriçãoUtilização de um laboratório de informática que funcionará em modo de Laboratório Aberto com Exposição de Hardware diverso e onde os visitantes poderão participar em diversos desafios.
Articulação com o Projeto EducativoMeta 1
Publicação, em cada ano, por pelo menos 25% dos docentes do Agrupamento, de notícias sobre atividades desenvolvidas, nos jornais regionais e blogues institucionais
Meta 4
Desenvolver, em cada ano, pelo menos 3 projetos de parceria entre níveis de ensino que promovam a aprendizagem na interação entre alunos de diferentes idades
Finalidade 2
Reforçar o papel social e socializante da escola, assumindo um papel central na criação de oportunidades para todos, independentemente da sua condição
Finalidade 4
Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas
ObjetivosTendo em consideração que a linguagem tecnológica aproxima o estudante do conhecimento e tem um papel fundamental, num mundo globalizado, onde as exigências são cada vez maiores, é fundamental que os alunos experienciem a utilização de diferentes ferramentas e tenham consciência da evolução tecnológica existente e das capacidades atuais e emergentes relativamente ao uso do digital. Esta atividade tem como objetivo permitir experiências diversificadas e diferentes aos alunos criando dinâmicas apelativas.