(VT-AD-02) Renaturalização precisa-se!?

Designação da atividade(VT-AD-02) Renaturalização precisa-se!?
EscolaEscola Básica e Secundária Fernão do Pó
TipologiaProjetos de articulação vertical (PV)
Data de início17-09-2023
Data de término30-06-2024
Outras EstruturasTurismo
DinamizadoresLuísa Carvalhinho, Nuno Pereira, Daniela Gomes, Albina Moura a Ana Marques
Público-Alvo10º TAR-CP / 11º TAR-CP / 12º TAR-CP
Breve DescriçãoO processo de “Renaturalização” de alguns territórios parece constituir uma ideia com potencial de exploração e nem sempre bem interpretada pelas comunidades. Pretende-se que os alunos:
- no 10º trabalhem este conceito tendo como base alguns dos ecossistema da região, trabalhada nas disciplinas de TRA e Geografia;
-no 11º trabalhem o conceito e possam promover campanhas de sensibilização/informação sobre a sua aplicabilidade em ecossistemas da região, e podendo preparar uma visita/atividade a desenrolar-se numa Área Protegida;
- no 12º trabalham o conceito e aplicam de forma consistente num território de importância regional através de uma atividade estruturada onde se avalie o equilíbrio Homem / Natureza( Projeto CoastWatch)

Serão realizadas pequenas visitas no concelho e às áreas protegidas da região ( Paisagem Protegida da Serra do Montejunto, Paul de Tornada, Lagoa de Óbidos, Mata municipal do Bombarral, Paisagem Protegida das Serras do Socorro e da Archeira, arque Natural das Serras d'Aires e Candeeiros, entre outras) para observar os ecossistemas e o estado de equilíbrio entre os factores abióticos e os elementos biótico. O espaço rural local será analisado segundo os princípios da renaturalização da paisagem e da sua importância no incremento da resiliência dos territórios.
Articulação com o Projeto EducativoFinalidade 2
Reforçar o papel social e socializante da escola, assumindo um papel central na criação de oportunidades para todos, independentemente da sua condição
Finalidade 3
Envolver a comunidade no processo educativo, com participação particularmente ativa dos Pais e Encarregados de Educação
Finalidade 4
Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas
Objetivos- Investigar problemas ambientais e socioeconómicos decorrentes de situações meteorológicas anómalas, (o quê, onde, como, porquê e para quê);
- Organizar e produzir materiais para campanhas de sensibilização sobre as alterações climáticas, num exercício de cidadania .
- Realizar visitas a locais que permitam a compreensão, em contexto real, das práticas e políticas de gestão dos recursos naturais
-Convidar uma associação da região para palestra
-Produzir folhetos e cartazes de boas práticas / de sensibilização ambiental / de valorização do património natural
- Organizar visita a uma A.P. ou Espaço Naturalizado na região
-Preparar documentação e atividades de animação para de apoio à(s) visita(s).