2011-2012 / 2012-2013 / 2013-2014 / 2014-2015 / 2015-2016 / 2016-2017 / 2017-2018 / 2018-2019 / 2019-2020 / 2020-2021 / 2021-2022 / 2022-2023 / 2023-2024
(VT-AD-02) Renaturalização precisa-se!?
Designação da atividade | (VT-AD-02) Renaturalização precisa-se!? |
---|---|
Escola | Escola Básica e Secundária Fernão do Pó |
Tipologia | Projetos de articulação vertical (PV) |
Data de início | 17-09-2023 |
Data de término | 30-06-2024 |
Outras Estruturas | Turismo |
Dinamizadores | Luísa Carvalhinho, Nuno Pereira, Daniela Gomes, Albina Moura a Ana Marques |
Público-Alvo | 10º TAR-CP / 11º TAR-CP / 12º TAR-CP |
Breve Descrição | O processo de “Renaturalização” de alguns territórios parece constituir uma ideia com potencial de exploração e nem sempre bem interpretada pelas comunidades. Pretende-se que os alunos: - no 10º trabalhem este conceito tendo como base alguns dos ecossistema da região, trabalhada nas disciplinas de TRA e Geografia; -no 11º trabalhem o conceito e possam promover campanhas de sensibilização/informação sobre a sua aplicabilidade em ecossistemas da região, e podendo preparar uma visita/atividade a desenrolar-se numa Área Protegida; - no 12º trabalham o conceito e aplicam de forma consistente num território de importância regional através de uma atividade estruturada onde se avalie o equilíbrio Homem / Natureza( Projeto CoastWatch) Serão realizadas pequenas visitas no concelho e às áreas protegidas da região ( Paisagem Protegida da Serra do Montejunto, Paul de Tornada, Lagoa de Óbidos, Mata municipal do Bombarral, Paisagem Protegida das Serras do Socorro e da Archeira, arque Natural das Serras d'Aires e Candeeiros, entre outras) para observar os ecossistemas e o estado de equilíbrio entre os factores abióticos e os elementos biótico. O espaço rural local será analisado segundo os princípios da renaturalização da paisagem e da sua importância no incremento da resiliência dos territórios. |
Articulação com o Projeto Educativo | Finalidade 2 Reforçar o papel social e socializante da escola, assumindo um papel central na criação de oportunidades para todos, independentemente da sua condição Finalidade 3 Envolver a comunidade no processo educativo, com participação particularmente ativa dos Pais e Encarregados de Educação Finalidade 4 Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas |
Objetivos | - Investigar problemas ambientais e socioeconómicos decorrentes de situações meteorológicas anómalas, (o quê, onde, como, porquê e para quê); - Organizar e produzir materiais para campanhas de sensibilização sobre as alterações climáticas, num exercício de cidadania . - Realizar visitas a locais que permitam a compreensão, em contexto real, das práticas e políticas de gestão dos recursos naturais -Convidar uma associação da região para palestra -Produzir folhetos e cartazes de boas práticas / de sensibilização ambiental / de valorização do património natural - Organizar visita a uma A.P. ou Espaço Naturalizado na região -Preparar documentação e atividades de animação para de apoio à(s) visita(s). |