(VE-AC-01) A Cidade e Visita Desenhada na FCG

Designação da atividade(VE-AC-01) A Cidade e Visita Desenhada na FCG
EscolaEscola Básica e Secundária Fernão do Pó
TipologiaVisitas de Estudos / Visitas Temáticas / Saídas de Campo / Passeios Escolares (VE)
Data de início6-03-2024
Data de término13-03-2024
DepartamentosExpressões
Grupos de Recrutamento/Disciplinas400 - História
600 - Artes Visuais
Outras EstruturasProjeto Cultural de Escola
DinamizadoresMaria Joana Fernandes Paula Rito
Público-Alvo10º AV / 11º CS-AV / Unidade de Ensino Estruturado
Breve DescriçãoDeslocação a Lisboa de transportes públicos; 8 alunos do 10ºAV (um aluno do ensino estruturado) e 11º cs-AV. Visita a estações de metro e locais icónicos da cidade. Almoço nos jardins da FCG seguido de "Visita Desenhada", no Museu Gulbenkian, orientada e com materiais fornecidos pelos responsáveis do serviço Educativo da Fundação.
No âmbito da disciplina de Desenho A, a visita também articula com as disciplinas de História e Cultura das Artes e Filosofia.
Os alunos serão acompanhados pelas docentes de Desenho A das duas turmas e pela docente do Ensino Estruturado que acompanhará o aluno Guilherme Freitas. Após a visita pondera-se a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos.
Articulação com o Projeto EducativoMeta 1
Publicação, em cada ano, por pelo menos 25% dos docentes do Agrupamento, de notícias sobre atividades desenvolvidas, nos jornais regionais e blogues institucionais
Meta 2
Envolver pelo menos 50% dos alunos de cada turma em projetos e atividades regulares de complemento curricular
Finalidade 1
Desenvolver uma atividade pautada pela exigência, rigor, disciplina e trabalho que contribua para a melhoria dos resultados
Finalidade 2
Reforçar o papel social e socializante da escola, assumindo um papel central na criação de oportunidades para todos, independentemente da sua condição
Finalidade 4
Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas
ObjetivosE1. Dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos alunos/formandos
A2. Descentralizar a atividade formativa do Agrupamento
B2. Promover abordagens alternativas ao currículo tradicional
D2. Criar oportunidades de sucesso para todos os alunos
B3. Criar momentos de reflexão e articulação vertical
B4. Realizar visitas, exposições e semanas temáticas
C4. Sensibilizar os alunos para a importância do conhecimento, da formação e da qualificação
.Desenvolver a autonomia dos jovens
.Desenvolver o sentido estético.
.Consciencialização relativamente à pegada ecológica na deslocação.