2011-2012 / 2012-2013 / 2013-2014 / 2014-2015 / 2015-2016 / 2016-2017 / 2017-2018 / 2018-2019 / 2019-2020 / 2020-2021 / 2021-2022 / 2022-2023 / 2023-2024
(VE-OT- 03) Visita de estudo a Lisboa (Quake e Mosteiro dos Jerónimos)
Designação da atividade | (VE-OT- 03) Visita de estudo a Lisboa (Quake e Mosteiro dos Jerónimos) |
---|---|
Escola | Escola Básica e Secundária Fernão do Pó |
Tipologia | Visitas de Estudos / Visitas Temáticas / Saídas de Campo / Passeios Escolares (VE) |
Data de início | 22-06-2023 |
Data de término | 22-06-2023 |
Outras Estruturas | Profissionais Hotelaria e Restauração Turismo |
Dinamizadores | Patrícia Figueiredo e Céu Rego |
Público-Alvo | 10º TAR-CP / 11º TAR-CP |
Breve Descrição | Visita de Estudo ao Quake - Centro Do Terramoto De Lisboa e ao Mosteiro dos Jerónimos. |
Articulação com o Projeto Educativo | Meta 1 Publicação, em cada ano, por pelo menos 25% dos docentes do Agrupamento, de notícias sobre atividades desenvolvidas, nos jornais regionais e blogues institucionais Finalidade 1 Desenvolver uma atividade pautada pela exigência, rigor, disciplina e trabalho que contribua para a melhoria dos resultados Finalidade 2 Reforçar o papel social e socializante da escola, assumindo um papel central na criação de oportunidades para todos, independentemente da sua condição Finalidade 4 Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas Finalidade 5 Promover a imagem do Agrupamento junto das famílias e da Comunidade |
Objetivos | -Sensibilizar os discentes para a valorização e preservação do património artístico; -Motivar para a aprendizagem de temas relacionados com a História da Arte, nomeadamente o estilo Manuelino (módulo 5 – Cultura no Palácio) e a reconstrução de Lisboa após o terramoto de 1755 (módulo 6 a Cultura do Palco) ; - Aproximar os alunos da realidade artística e arquitetónica; - Enriquecer a experiência do aluno pelo contacto com vestígios históricos; - Desenvolver o espírito de observação e o espírito crítico; - Incentivar o espírito de investigação, perceber que a colheita de dados/documentos e análise dos mesmos contribuem para a construção de um saber aplicável à realidade profissional; - Recolher dados significativos de utilização futura, relacionados com os conteúdos específicos (domínio cognitivo) ou com o papel formativo da disciplina; - Identificar e enquadrar o contexto sociocultural de Camões e obra camoniana/ "Os Lusíadas" (mód. 3) - Belém, Jerónimos, manuelino; - Caracterizar a sociedade setecentista/oitocentista e a relevância na literatura: Vieira e Garrett; - Relacionar a evolução/transformação da sociedade em questão |