(VE-OT- 03) Visita de estudo a Lisboa (Quake e Mosteiro dos Jerónimos)

Designação da atividade(VE-OT- 03) Visita de estudo a Lisboa (Quake e Mosteiro dos Jerónimos)
EscolaEscola Básica e Secundária Fernão do Pó
TipologiaVisitas de Estudos / Visitas Temáticas / Saídas de Campo / Passeios Escolares (VE)
Data de início22-06-2023
Data de término22-06-2023
Outras EstruturasProfissionais Hotelaria e Restauração
Turismo
DinamizadoresPatrícia Figueiredo e Céu Rego
Público-Alvo10º TAR-CP / 11º TAR-CP
Breve DescriçãoVisita de Estudo ao Quake - Centro Do Terramoto De Lisboa e ao Mosteiro dos Jerónimos.
Articulação com o Projeto EducativoMeta 1
Publicação, em cada ano, por pelo menos 25% dos docentes do Agrupamento, de notícias sobre atividades desenvolvidas, nos jornais regionais e blogues institucionais
Finalidade 1
Desenvolver uma atividade pautada pela exigência, rigor, disciplina e trabalho que contribua para a melhoria dos resultados
Finalidade 2
Reforçar o papel social e socializante da escola, assumindo um papel central na criação de oportunidades para todos, independentemente da sua condição
Finalidade 4
Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas
Finalidade 5
Promover a imagem do Agrupamento junto das famílias e da Comunidade
Objetivos-Sensibilizar os discentes para a valorização e preservação do património artístico;
-Motivar para a aprendizagem de temas relacionados com a História da Arte, nomeadamente o estilo Manuelino (módulo 5 – Cultura no Palácio) e a reconstrução de Lisboa após o terramoto de 1755 (módulo 6 a Cultura do Palco) ;
- Aproximar os alunos da realidade artística e arquitetónica;
- Enriquecer a experiência do aluno pelo contacto com vestígios históricos;
- Desenvolver o espírito de observação e o espírito crítico;
- Incentivar o espírito de investigação, perceber que a colheita de dados/documentos e análise dos mesmos contribuem para a construção de um saber aplicável à realidade profissional;
- Recolher dados significativos de utilização futura, relacionados com os conteúdos específicos (domínio cognitivo) ou com o papel formativo da disciplina;
- Identificar e enquadrar o contexto sociocultural de Camões e obra camoniana/ "Os Lusíadas" (mód. 3) - Belém, Jerónimos, manuelino;
- Caracterizar a sociedade setecentista/oitocentista e a relevância na literatura: Vieira e Garrett;
- Relacionar a evolução/transformação da sociedade em questão