CAABE (VT-RE-01)

Designação da atividadeCAABE (VT-RE-01)
EscolaEscola Básica e Secundária Fernão do Pó
TipologiaProjetos internos diversos (PI)
Data de início1-09-2022
Data de término15-07-2023
Outras EstruturasGAAF
SPO
DinamizadoresBeatriz Leal e Andreia Camejo
Público-Alvo5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 7º A / 7º B / 7º C / 7º D / 7º E / 7º F / 8º A / 8º B / 8º C / 8º D / 8º E / 8º F
Breve DescriçãoCentro de Apoio à Aprendizagem e Bem-Estar
Articulação com o Projeto EducativoMeta 3
Obter resultados escolares que coloquem o Agrupamento acima das médias nacionais e regionais em todas as modalidades de avaliação externa
Finalidade 1
Desenvolver uma atividade pautada pela exigência, rigor, disciplina e trabalho que contribua para a melhoria dos resultados
Finalidade 2
Reforçar o papel social e socializante da escola, assumindo um papel central na criação de oportunidades para todos, independentemente da sua condição
Finalidade 4
Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas
Finalidade 5
Promover a imagem do Agrupamento junto das famílias e da Comunidade
Objetivos- Valorizar, ver e ouvir os alunos com mais dificuldades e as suas famílias.
- Fazer um acompanhamento personalizado
- Incorporar o direito à ternura (acolher o ser humano que existe no aluno)
- Impedir a marginalização e a exclusão
- Educar para uma sociedade que ainda não existe mas vislumbramos
- Favorecer as relações porque são elas que nos moldam.
- Criar espirito de grupo e sentimento de pertença.
- Cultivar a confiança e o sentimento de competência através do apoio à execução das tarefas diárias de trabalho escolar.
- Valorizar simultaneamente a diversão, a alegria e o cuidado como formas de extrair de cada pessoa o melhor e o mais valioso de si mesmas.
- Integrar objetivos do CAA (definidos no 54/2018) como:
-Promover a qualidade da participação dos alunos nas atividades da turma a que pertencem e nos demais contextos de aprendizagem
- Apoiar os docentes do grupo ou turma a que os alunos pertencem;
- Desenvolver metodologias de intervenção interdisciplinares que facilitem os processos de aprendizagem, de autonomia e de adaptação ao contexto escolar;
-Promover a criação de ambientes estruturados, ricos em comunicação e interação, fomentadores da aprendizagem;