(VT-EF-01) Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência- Desdobra-te nas DIS

Designação da atividade(VT-EF-01) Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência- Desdobra-te nas DIS
EscolaEscola Básica e Secundária Fernão do Pó
JI Q.ta S.to António
JI Pó
EB1 Pó
JI Vale da Várzea
EB n.º 1 Bombarral
TipologiaFestas / Eventos celebrativos / Espetáculos (FE)
Data de início5-12-2022
Data de término15-07-2023
DepartamentosEducação Especial
Grupos de Recrutamento/Disciplinas910 - Educação Especial 1
DinamizadoresDepartamento de Educação Especial , SPO e Biblioteca
Público-Alvo1º Ano / 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano / 5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 7º A / 7º B / 7º C / 7º D / 7º F / 8º B / 8º C / 8º D / 9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 9º E / 10º CT2 / 10º CS-AV / 10º TAR-CP / 11º TAR-CP / 11º RB-D / 12º LH-CS / 12º TAR-CP / 12º DE / Unidade de Ensino Estruturado / Unidade de Multideficiência
Breve DescriçãoRealização de atividades de Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com enfoque nas problemáticas de Dislexia, disgrafia, disortografia e discalculia:
-Dinamização de um colóquio para os alunos sobre a dislexia, com o testemunhos de alunos e adultos com esta problemática;
- Elaboração e distribuição de um desdobrável sobre como intervir na problemática da dislexia;
- Realização de atividades práticas de intervenção da leitura e escrita, orientação especial e lateralidade;
- visionamento de curtas metragens alusivas;
- Sessão de sensibilização para os docentes sobre estratégias de intervenção de leitura e escrita.
Articulação com o Projeto EducativoFinalidade 2
Reforçar o papel social e socializante da escola, assumindo um papel central na criação de oportunidades para todos, independentemente da sua condição
Finalidade 4
Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas
Objetivos- Promover a compreensão e o respeito pela diferença;
- Sensibilizar a comunidade educativa para a promoção de igualdade de oportunidades ;
- Sensibilizar a comunidade para as questões da inclusão.
-Sensibilizar a comunidade sobre as problemáticas associadas às dificuldades de leitura e escrita e de como intervir