2011-2012 / 2012-2013 / 2013-2014 / 2014-2015 / 2015-2016 / 2016-2017 / 2017-2018 / 2018-2019 / 2019-2020 / 2020-2021 / 2021-2022 / 2022-2023 / 2023-2024
(VT-EF-01) Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência- Desdobra-te nas DIS
Designação da atividade | (VT-EF-01) Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência- Desdobra-te nas DIS |
---|---|
Escola | Escola Básica e Secundária Fernão do Pó JI Q.ta S.to António JI Pó EB1 Pó JI Vale da Várzea EB n.º 1 Bombarral |
Tipologia | Festas / Eventos celebrativos / Espetáculos (FE) |
Data de início | 5-12-2022 |
Data de término | 15-07-2023 |
Departamentos | Educação Especial |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 910 - Educação Especial 1 |
Dinamizadores | Departamento de Educação Especial , SPO e Biblioteca |
Público-Alvo | 1º Ano / 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano / 5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 7º A / 7º B / 7º C / 7º D / 7º F / 8º B / 8º C / 8º D / 9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 9º E / 10º CT2 / 10º CS-AV / 10º TAR-CP / 11º TAR-CP / 11º RB-D / 12º LH-CS / 12º TAR-CP / 12º DE / Unidade de Ensino Estruturado / Unidade de Multideficiência |
Breve Descrição | Realização de atividades de Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com enfoque nas problemáticas de Dislexia, disgrafia, disortografia e discalculia: -Dinamização de um colóquio para os alunos sobre a dislexia, com o testemunhos de alunos e adultos com esta problemática; - Elaboração e distribuição de um desdobrável sobre como intervir na problemática da dislexia; - Realização de atividades práticas de intervenção da leitura e escrita, orientação especial e lateralidade; - visionamento de curtas metragens alusivas; - Sessão de sensibilização para os docentes sobre estratégias de intervenção de leitura e escrita. |
Articulação com o Projeto Educativo | Finalidade 2 Reforçar o papel social e socializante da escola, assumindo um papel central na criação de oportunidades para todos, independentemente da sua condição Finalidade 4 Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas |
Objetivos | - Promover a compreensão e o respeito pela diferença; - Sensibilizar a comunidade educativa para a promoção de igualdade de oportunidades ; - Sensibilizar a comunidade para as questões da inclusão. -Sensibilizar a comunidade sobre as problemáticas associadas às dificuldades de leitura e escrita e de como intervir |