2011-2012 / 2012-2013 / 2013-2014 / 2014-2015 / 2015-2016 / 2016-2017 / 2017-2018 / 2018-2019 / 2019-2020 / 2020-2021 / 2021-2022 / 2022-2023 / 2023-2024
(PI-CT-01) Laboratório Aberto Clube Ciência Viva
Designação da atividade | (PI-CT-01) Laboratório Aberto Clube Ciência Viva |
---|---|
Escola | Escola Básica e Secundária Fernão do Pó |
Tipologia | Projetos internos diversos (PI) |
Data de início | 13-12-2022 |
Data de término | 17-12-2022 |
Departamentos | Matemática e Ciências Experimentais |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 230 - Matemática e Ciências da Natureza 510 - Física e Química 520 - Biologia e Geologia |
Outras Estruturas | Clube Ciência Viva |
Dinamizadores | Idalino Faísca, João Fadista; Madalena Capinha |
Público-Alvo | 5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E |
Breve Descrição | Atividades práticas de geofísica e robótica dinamizadas pelos docentes e alunos de 10ºCT1, 11ºCT, 11ºCT-AV e 12ºCT-AV |
Articulação com o Projeto Educativo | Meta 1 Publicação, em cada ano, por pelo menos 25% dos docentes do Agrupamento, de notícias sobre atividades desenvolvidas, nos jornais regionais e blogues institucionais Meta 2 Envolver pelo menos 50% dos alunos de cada turma em projetos e atividades regulares de complemento curricular Meta 4 Desenvolver, em cada ano, pelo menos 3 projetos de parceria entre níveis de ensino que promovam a aprendizagem na interação entre alunos de diferentes idades Finalidade 2 Reforçar o papel social e socializante da escola, assumindo um papel central na criação de oportunidades para todos, independentemente da sua condição Finalidade 4 Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas Finalidade 5 Promover a imagem do Agrupamento junto das famílias e da Comunidade |
Objetivos | Proporcionar aos alunos experiências de aprendizagem diversificadas, ativas e significativas; Promover atividades experimentais como forma de desenvolver determinados conhecimentos e saberes; Possibilitar que os alunos sejam construtores autónomos e ativos do seu conhecimento, motivando-os e despertando neles o interesse pela ciência; Desenvolver nos alunos a capacidade de pensar, interrogar, investigar e de relatar experiências e emitir opiniões críticas. |