(CE-OT-02) Laboratório aberto - Física e Química

Designação da atividade(CE-OT-02) Laboratório aberto - Física e Química
EscolaEscola Básica e Secundária Fernão do Pó
TipologiaProjetos de articulação vertical (PV)
Data de início16-12-2022
Data de término17-12-2022
DepartamentosMatemática e Ciências Experimentais
Grupos de Recrutamento/Disciplinas510 - Física e Química
DinamizadoresJudite Leite, Filipe Fernandes e Alda Ceia
Público-Alvo9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 9º E / 11º CT / 11º CT-AV
Breve DescriçãoOs Laboratórios de Física e de Química serão abertos e um grupo de alunos do secundário, sob orientação docente, irá desafiar os alunos do 9.º ano a participar ativamente em diversas atividades de índole laboratorial numa perspetiva CTS-A (Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente).

Articulação com o Projeto EducativoMeta 1
Publicação, em cada ano, por pelo menos 25% dos docentes do Agrupamento, de notícias sobre atividades desenvolvidas, nos jornais regionais e blogues institucionais
Meta 2
Envolver pelo menos 50% dos alunos de cada turma em projetos e atividades regulares de complemento curricular
Meta 3
Obter resultados escolares que coloquem o Agrupamento acima das médias nacionais e regionais em todas as modalidades de avaliação externa
Meta 4
Desenvolver, em cada ano, pelo menos 3 projetos de parceria entre níveis de ensino que promovam a aprendizagem na interação entre alunos de diferentes idades
Finalidade 1
Desenvolver uma atividade pautada pela exigência, rigor, disciplina e trabalho que contribua para a melhoria dos resultados
Finalidade 2
Reforçar o papel social e socializante da escola, assumindo um papel central na criação de oportunidades para todos, independentemente da sua condição
Finalidade 4
Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas
Finalidade 5
Promover a imagem do Agrupamento junto das famílias e da Comunidade
ObjetivosPromover o gosto pelas Ciências Experimentais
Promover a literacia científica
Promover abordagens alternativas ao currículo formal.
Garantir a oferta de atividades de complemento curricular diversificadas.
Motivar os alunos e melhorar as suas expetativas.
Sensibilizar os alunos para a importância do conhecimento, da formação e
da qualificação.