(TA-05) Nós e o Rio - a escola adota um troço do rio Real

Designação da atividade(TA-05) Nós e o Rio - a escola adota um troço do rio Real
EscolaEB1 Bombarral
TipologiaTema Aglutinador (TA)
Data de início1-09-2012
Data de término15-07-2013
Departamentos1.º Ciclo do Ensino Básico
Grupos de Recrutamento/Disciplinas110 - 1.º ciclo do ensino básico
DinamizadoresClara Dionísio e Felicidade Esteves
Público-Alvo1º Ano / 4º Ano
Breve DescriçãoAtividade constituída por diversas visitas de estudo a um troço do Rio Real, junto à Quinta da Granja em Bombarral, com a finalidade de observar a zona ribeirinha e realizar recolhas de água do rio para análise/estudo; estas saídas de campo estão integradas no Projeto Rios e contam com o apoio da Águas do Oeste que fornece o Kit do Projeto Rios.
As visitas serão monitorizadas por dois técnicos que apoiam na implementação deste projeto: Alexandre Bárbaro da Associação PATO e Sara Duarte da Área de Comunicação e Educação Ambiental da Águas do Oeste.

Articulação com o Projeto EducativoMeta 1
Participação de pelo menos 25% dos docentes do Agrupamento na Folha Informativa e no espaço do Agrupamento no Notícias do Bombarral
Meta 2
Envolver pelo menos 1/3 dos alunos de cada turma em projetos e actividades de complemento curricular
Meta 5
Participar em projetos/concursos nacionais, em pelo menos 4 áreas diferentes
Meta 6
Participação em pelo menos 2 projetos nacionais ou internacionais não contemplados no ano anterior
Finalidade 1
Melhorar os padrões de qualidade dos processos pedagógicos e do serviço educativo prestado à comunidade, reforçando a exigência o rigor e a disciplina
Finalidade 3
Prosseguir o esforço de unidade do Agrupamento de Escolas, envolvendo toda a comunidade
Finalidade 5
Promover a imagem do Agrupamento junto das famílias e da Comunidade
ObjetivosEste projeto tem como objetivos: adotar um troço do rio, caraterizar o sistema ribeirinho, divulgar junto da população a importância das zonas ribeirinhas, despertar nos alunos o interesse pela preservação ambiental, valorizar a importância dos rios e reconhecer o seu património.