2011-2012 / 2012-2013 / 2013-2014 / 2014-2015 / 2015-2016 / 2016-2017 / 2017-2018 / 2018-2019 / 2019-2020 / 2020-2021 / 2021-2022 / 2022-2023 / 2023-2024
(PI-AC-01) Alfabetos com sentidos
Designação da atividade | (PI-AC-01) Alfabetos com sentidos |
---|---|
Escola | EB n.º 1 Bombarral |
Tipologia | Projetos internos diversos (PI) |
Data de início | 1-10-2022 |
Data de término | 30-10-2022 |
Departamentos | 1.º Ciclo do Ensino Básico |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 110 - 1.º ciclo do ensino básico |
Outras Estruturas | Biblioteca |
Dinamizadores | Clara Santos |
Público-Alvo | 2º Ano |
Breve Descrição | As turmas do 2º ano da EB1 do Bombarral participam na atividade «Alfabetos com sentidos» que decorrerá em 8 sessões na biblioteca escolar. Numa primeira parte, são trabalhados a ordem alfabética, os nomes e os sons de algumas letras (C, G, J, Q, S) e observados alguns livros que falam sobre alfabetos. A seguir, os alunos experimentam ler com as pontas dos dedos, numa régua/manga com pequenos objetos escondidos, nomeiam os objetos e colocam-nos em caixas ordenadas alfabeticamente. Finalmente, montam um puzzle com o alfabeto e desenham letras maiúsculas manuscritas, com materiais naturais com grande efeito sensorial. Esta atividade decorre no âmbito do referencial «Apender com a Biblioteca Escolar», da Rede de Bibliotecas Escolares e foi objeto de candidatura ao projeto da Rede de Bibliotecas Escolares, "Fazer em Rede". |
Articulação com o Projeto Educativo | Finalidade 1 Desenvolver uma atividade pautada pela exigência, rigor, disciplina e trabalho que contribua para a melhoria dos resultados Finalidade 2 Reforçar o papel social e socializante da escola, assumindo um papel central na criação de oportunidades para todos, independentemente da sua condição |
Objetivos | Contribuir para os objetivos do PRA (Plano de Recuperação das aprendizagens), no domínio da Leitura e Escrita; Trabalhar as questão da discriminação fonológica; Rever e treinar a ordem das letras no alfabeto e o nome das letras; Praticar a escrita de letras maiúsculas, com recurso a elementos sensoriais (olfato, tato, visão); Promover o gosto pelos livros e pela leitura e escrita. |