(VE-OT-08) Aprender a Ser Fazendo

Designação da atividade(VE-OT-08) Aprender a Ser Fazendo
EscolaEscola Básica e Secundária Fernão do Pó
JI Q.ta S.to António
EB n.º 1 Bombarral
TipologiaProjetos internos diversos (PI)
Data de início1-09-2022
Data de término30-06-2023
DepartamentosEducação Especial
Grupos de Recrutamento/Disciplinas910 - Educação Especial 1
Outras EstruturasEquipa Multidisciplinar de Apoio à Inclusão
ERASMUS+
DinamizadoresAna Moniz, Ana Cristina Vicente, Lina Andrade, Maria João Veiga
Público-AlvoPré-escolar / 1º Ano / 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano / 5º A / 5º B / 5º D / 6º E / 9º E / Unidade de Ensino Estruturado / Unidade de Multideficiência
Breve Descrição A escola atual vive em constante mudança, é um local onde a aprendizagem é para todos, reconhecendo e respeitando a diversidade e respondendo a cada um, de acordo com as suas potencialidades e necessidades, independentemente das suas particularidades e onde o sentido de pertença e participação ativa sejam efetivos.
Desta forma, propomo-nos desenvolver este projeto que visa a participação de 10 alunos das valências de ensino estruturado para os alunos com espectro do autismo (UEE) e da valência de apoio especializado para os alunos com multideficiência (UAEM), em atividades semanais na Quinta Pedagógica da Bambilocas, no Vale Covo ao longo do presente ano letivo.
O local escolhido deve-se ao facto de este ser um local privilegiado no nosso concelho, de fácil acesso e com condições adequadas para o desenvolvimento de atividades de vida diária.
Articulação com o Projeto EducativoFinalidade 2
Reforçar o papel social e socializante da escola, assumindo um papel central na criação de oportunidades para todos, independentemente da sua condição
Finalidade 4
Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas
Finalidade 5
Promover a imagem do Agrupamento junto das famílias e da Comunidade
Objetivos1- Conhecer os animais da quinta, permitindo uma interação com os mesmos.
2- Despertar o interesse pela vida do campo.
3- Desenvolver a autonomia.
4- Explorar os sentidos.
5- Interagir e integrar a comunidade.
6- Realizar atividades da vida diária.