2011-2012 / 2012-2013 / 2013-2014 / 2014-2015 / 2015-2016 / 2016-2017 / 2017-2018 / 2018-2019 / 2019-2020 / 2020-2021 / 2021-2022 / 2022-2023 / 2023-2024
(VT-OT-04) PAPs Turismo - City Break no Porto e o Vale do Douro.
Designação da atividade | (VT-OT-04) PAPs Turismo - City Break no Porto e o Vale do Douro. |
---|---|
Escola | Escola Básica e Secundária Fernão do Pó |
Tipologia | Visitas de Estudos / Visitas Temáticas / Saídas de Campo / Passeios Escolares (VE) |
Data de início | 8-12-2022 |
Data de término | 10-12-2022 |
Outras Estruturas | Profissionais Hotelaria e Restauração Turismo |
Dinamizadores | Luísa Carvalhinho, Daniela Gomes, Amélia Carvalho e Nuno Pereira |
Público-Alvo | 12º TAR-CP |
Breve Descrição | A atividade aqui proposta resulta de três PAPs de alunos do curso Profissional de Turismo Ambiental e Rural. Uma relaciona-se com o produto City Break, e que terá aplicação na cidade do Porto,uma segunda PAP desenvolve-se na temática do Turismo e da Ferrovia, pelo que será realizada uma viagem de combóio no vale do Douro, e por último, uma terceira PAP complementa estas duas artuculando a temática do Cinema e dos cenário turísitcos. Será anexado um programa pormenorizado da visita. 1ºDia visitas na cidade do Porto 2ºDia viagem de comboio Porto - Régua, com visita ao museu do Douro 3ºDia visitas na cidade do Porto |
Articulação com o Projeto Educativo | Finalidade 1 Desenvolver uma atividade pautada pela exigência, rigor, disciplina e trabalho que contribua para a melhoria dos resultados Finalidade 2 Reforçar o papel social e socializante da escola, assumindo um papel central na criação de oportunidades para todos, independentemente da sua condição Finalidade 5 Promover a imagem do Agrupamento junto das famílias e da Comunidade |
Objetivos | Na turma de TAR: Criar contextos para o desenvolvimento dos projetos de PAP Proporcionar o contacto direto com unidades de alojamento e atividades turísticas Experienciar a diversidade turística nacional Possibilitar aos alunos experimentar uma unidade de alojamento Proporcionar o contacto com diferentes guias intérpretes . Identificar recursos turísticos do Porto; Criar itinerários como forma de desenvolvimento e valorização de uma região; Organizar um itinerário (orçamentos transporte, alojamento, locais a visitar, etc.) Relacionar a movimentação turística e impacto da pandemia nas cidades; Reconhecer que o turismo e o desporto podem funcionar de forma interdependente e acrescentar valor. Na turma de CP: Reconhecer que o turismo e gastronomia estão ligados Identificar os principais traços gastronómicos associados ao destino Porto Reconhecer a importância do vale do Douro na Gastronomia/Vinhos; |