(VT-AD-01) Renaturalização precisa-se!?

Designação da atividade(VT-AD-01) Renaturalização precisa-se!?
EscolaEscola Básica e Secundária Fernão do Pó
TipologiaProjetos de articulação vertical (PV)
Data de início10-10-2022
Data de término28-06-2023
Outras EstruturasTurismo
DinamizadoresLuísa Carvalhinho, Nuno Pereira, Daniela Gomes, Albina Moura a Ana Pedroso
Público-Alvo10º TAR-CP / 11º TAR-CP / 12º TAR-CP
Breve DescriçãoO processo de “Renaturalização” de alguns territórios parece constituir uma ideia com potencial de exploração e nem sempre bem interpretada pelas comunidades. Pretende-se que os alunos:
- no 10º trabalhem este conceito tendo como base o a fauna e flora da região, trabalhada na disciplina de TRA, e o clima e a hidrografia retratada em Geografia;
-no 11º promovam campanhas de sensibilização/informação sobre a sua aplicabilidade nos ecossistemas da região, e preparem uma visita/atividade a desenrolar-se numa Área Protegida;
- no 12º trabalham o conceito em TRA e em AI desenvolvendo atividades de avaliação do equilíbrio Homem / Natureza, em AI, e participarão numa acção de educação Ambiental ( Projeto CoastWatch)

Serão realizadas pequenas visitas no concelhoe na vila, para observar os ecossistemas e o estado de equilíbrio entre os factores abióticos e os elementos biótico. O espaço rural local será analisado segundo os princípios da renaturalização da paisagem. E a saída de campo para a atividade de COASTWATCH será desenvolvida numa das praias do Oeste.
Articulação com o Projeto EducativoMeta 5
Participar em projetos/concursos nacionais/internacionais, em pelo menos 4 áreas diferentes por ano (sendo uma delas o empreendedorismo / inovação)
Finalidade 1
Desenvolver uma atividade pautada pela exigência, rigor, disciplina e trabalho que contribua para a melhoria dos resultados
Finalidade 2
Reforçar o papel social e socializante da escola, assumindo um papel central na criação de oportunidades para todos, independentemente da sua condição
Objetivos- Investigar problemas ambientais e socioeconómicos decorrentes de situações meteorológicas anómalas, (o quê, onde, como, porquê e para quê);
- Organizar e produzir materiais para campanhas de sensibilização sobre as alterações climáticas, num exercício de cidadania .
- Realizar visitas a locais que permitam a compreensão, em contexto real , das práticas e políticas de gestão dos recursos naturais
-Convidar uma associação da região para pequena palestra
-Produzir folhetos e cartazes de boas práticas / de sensibilização ambiental / de valorização do património natural
- Organizar visita a uma A.P. ou Espaço Naturalizado na região
-Preparar documentação e atividades de animação para de apoio à(s) visita(s).