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(VT-AD-01) Renaturalização precisa-se!?
Designação da atividade | (VT-AD-01) Renaturalização precisa-se!? |
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Escola | Escola Básica e Secundária Fernão do Pó |
Tipologia | Projetos de articulação vertical (PV) |
Data de início | 10-10-2022 |
Data de término | 28-06-2023 |
Outras Estruturas | Turismo |
Dinamizadores | Luísa Carvalhinho, Nuno Pereira, Daniela Gomes, Albina Moura a Ana Pedroso |
Público-Alvo | 10º TAR-CP / 11º TAR-CP / 12º TAR-CP |
Breve Descrição | O processo de “Renaturalização” de alguns territórios parece constituir uma ideia com potencial de exploração e nem sempre bem interpretada pelas comunidades. Pretende-se que os alunos: - no 10º trabalhem este conceito tendo como base o a fauna e flora da região, trabalhada na disciplina de TRA, e o clima e a hidrografia retratada em Geografia; -no 11º promovam campanhas de sensibilização/informação sobre a sua aplicabilidade nos ecossistemas da região, e preparem uma visita/atividade a desenrolar-se numa Área Protegida; - no 12º trabalham o conceito em TRA e em AI desenvolvendo atividades de avaliação do equilíbrio Homem / Natureza, em AI, e participarão numa acção de educação Ambiental ( Projeto CoastWatch) Serão realizadas pequenas visitas no concelhoe na vila, para observar os ecossistemas e o estado de equilíbrio entre os factores abióticos e os elementos biótico. O espaço rural local será analisado segundo os princípios da renaturalização da paisagem. E a saída de campo para a atividade de COASTWATCH será desenvolvida numa das praias do Oeste. |
Articulação com o Projeto Educativo | Meta 5 Participar em projetos/concursos nacionais/internacionais, em pelo menos 4 áreas diferentes por ano (sendo uma delas o empreendedorismo / inovação) Finalidade 1 Desenvolver uma atividade pautada pela exigência, rigor, disciplina e trabalho que contribua para a melhoria dos resultados Finalidade 2 Reforçar o papel social e socializante da escola, assumindo um papel central na criação de oportunidades para todos, independentemente da sua condição |
Objetivos | - Investigar problemas ambientais e socioeconómicos decorrentes de situações meteorológicas anómalas, (o quê, onde, como, porquê e para quê); - Organizar e produzir materiais para campanhas de sensibilização sobre as alterações climáticas, num exercício de cidadania . - Realizar visitas a locais que permitam a compreensão, em contexto real , das práticas e políticas de gestão dos recursos naturais -Convidar uma associação da região para pequena palestra -Produzir folhetos e cartazes de boas práticas / de sensibilização ambiental / de valorização do património natural - Organizar visita a uma A.P. ou Espaço Naturalizado na região -Preparar documentação e atividades de animação para de apoio à(s) visita(s). |