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(PI-CT-01) Clube de Geofísica
Designação da atividade | (PI-CT-01) Clube de Geofísica |
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Escola | Escola Básica e Secundária Fernão do Pó |
Tipologia | Projetos internos diversos (PI) |
Data de início | 1-09-2021 |
Data de término | 15-07-2022 |
Departamentos | Matemática e Ciências Experimentais |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 510 - Física e Química 520 - Biologia e Geologia |
Dinamizadores | Idalino Faísca, Alda Ceia, Madalena Capinha, Sónia Neves |
Público-Alvo | 10º CT / 10º CT-AV / 11º CT / Comunidade / Enc. Educação / Professores |
Breve Descrição | Este Clube pretende dar um contributo para a compreensão dos fenómenos sísmicos e para a sensibilização para o risco sísmico, fomentadora de uma cidadania ativa em matéria de proteção e segurança. Tem como ponto de partida a instalação e manutenção de uma estação sísmica na escola sede do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, para deteção, registo, análise e divulgação de registos sísmicos. A realização de atividades que tenham por base os dados reais obtidos na estação sísmica ou os equipamentos que os produziram, permitirá aos alunos uma visão mais integradora da ciência, articulando-a com a tecnologia, a sociedade e o ambiente. A estação sísmica integra dois projetos, um nacional e outro internacional: 1) Projeto Sismologia na Escola, do Instituto D. Luiz, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. 2) Projeto EduMed Obs, da Universidade Côte d'Azur, França. |
Objetivos | Fornecer uma visão integradora da ciência, articulando-a com a tecnologia, a sociedade e o ambiente; Promover a literacia científica, bem como uma atitude proativa face à ciência; Promover a educação para a cidadania na comunidade educativa na área do risco sísmico; Estabelecer contactos com instituições, com vista a proporcionar novas experiências e obter apoios técnicos e científicos; Contextualizar e articular conhecimentos e competências de forma inter e transdisciplinar, usando a sismologia como tema unificador; Desenvolver competências no domínio das ciências experimentais, da matemática e das tecnologias de informação. |