PROJETO DE CONVERSÃO PAISAGISTICA DA ROTUNDA BOMBARRAL-CADAVAL

Designação da atividadePROJETO DE CONVERSÃO PAISAGISTICA DA ROTUNDA BOMBARRAL-CADAVAL
EscolaEscola Básica e Secundária Fernão do Pó
TipologiaProjetos internos diversos (PI)
Data de início2-04-2012
Data de término28-06-2012
Outras EstruturasJardinagem e espaços verdes
DinamizadoresProfessoras Isabel Teixeira e Manuela Rosa
Público-Alvo2º JEV
Breve Descrição

O projecto tem como linha orientadora a preservação da fauna útil às culturas que muito têm sofrido e desaparecido com as más práticas agrícolas, uso de fitofármacos, destruição de muitos habitats, a monocultura ou mesmo o extermínio deliberado da vegetação espontânea.

Assim, pretendeu-se recriar um espaço em que a complementaridade das espécies autóctones, concretamente o caso do rosmaninho (

Lavandula stoechas L.), que é uma aromática e do medronheiro (Arbutus unedo L.).

A inserção de plantas como Erva das Pampas (

A utilização da pedra rústica deve-se ao seu enquadramento geológico, estando bem inserida paisagisticamente falando, enquanto o mármore branca rolada terá um papel de contraste de forma a salientar a pedra rústica. Além destas pedras também foi preconizada a utilização de tijolo partido e casca de pinheiro com a intenção de contrastar com as rochas referidas e também evitar perdas de água por evaporação.

Cortaderia selloana L.) e Festuca (Festuca cinerea L.) deve-se à sua resistência ao estio e condições de seca, sendo a ausência de rega artificial bem toleradas por estas plantas. Ainda a salientar que a utilização da planta atapetante, Vinca (Vinca minor L.)tem o propósito de cobrir o solo, embelezando-o e evitando as perdas de água por evaporação.
Articulação com o Projeto EducativoFinalidade 1
Melhorar os padrões de qualidade dos processos pedagógicos e do serviço educativo prestado à comunidade, reforçando a exigência o rigor e a disciplina
Finalidade 2
Reforçar o papel social e socializante da escola através da criação de oportunidades para todos
Finalidade 3
Prosseguir o esforço de unidade do Agrupamento de Escolas, envolvendo toda a comunidade
Finalidade 4
Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas
Finalidade 5
Promover a imagem do Agrupamento junto das famílias e da Comunidade
Objetivos

O protocolo de cooperação celebrado entre o Agrupamento de Escolas Fernão do Pó e a Junta de Freguesia do Bombarral visa o estabelecimento formal de condições para o desenvolvimento da formação tecnológica do Curso de Educação e Formação de Jardinagem e Espaços Verdes, promovendo a colaboração dos alunos na intervenção dos espaços verdes da Freguesia do Bombarral.

No âmbito desta parceria, a turma do 1º ano do Curso de Jardinagem e Espaços Verdes desenvolveu um projecto de intervenção da rotunda Bombarral – Cadaval (rotunda da Rua da Antiga Passagem de Nível, junto ao Continente), e a meia lua no início da Rua de S. Brás.

O projecto será desenvolvido nas disciplinas Infra-estruturas básicas e paisagísticas de jardins e Manutenção de Jardins e Relvados, sob responsabilidade das formadoras Manuela Rosa e Isabel Teixeira, com a colaboração dos professores de Matemática e de Tecnologias de Informação e Comunicação, Professor Helder Alexandrino e Professora Ana Carvalho. Tendo como objetivo principal o envolvimento dos formandos para a componente prática do curso. Os alunos procederam às medições e desenvolveram o projecto de implementação