(VE-OT-03) Visita de estudo para proporcionar a contextualização dos conteúdos lecionados no 7 ºe 8 ano

Designação da atividade(VE-OT-03) Visita de estudo para proporcionar a contextualização dos conteúdos lecionados no 7 ºe 8 ano
EscolaEscola Básica e Secundária Fernão do Pó
TipologiaAmbiente e Desenvolvimento Sustentável (AD)
Data de início11-06-2012
Data de término14-06-2012
DepartamentosMatemática e Ciências Experimentais
Grupos de Recrutamento/Disciplinas520 - Biologia e Geologia
DinamizadoresGraça Ferreira e Diana Bogalho
Público-Alvo8º A / 8º B / 8º C / 8º D / 8º E
Breve Descrição

Descrição do percurso da visita de estudo: Hora de saída-8h30m-Agrupamento de Escolas Fernão do Pó- escola sede à Serra de Montejunto-centro de interpretação ambiental

9h00m1ª paragem- Visita à Paisagem Protegida Serra de Montejunto- Percurso pedestre e observaçãode espécies protegidas (Consolidar aprendizagens do 8ºano num contextodiferente)

12H30m(Almoço)

Serra de Montejunto à Etar da Charneca –Arelho, Óbidos

14H30m -2ª paragem- Visita à Etar da Charneca – (Consolidar aprendizagensdo 8ºano num contexto diferente)

Etar da Charneca – Arelho, Óbidos à Baleal

16H00m 3ª paragem- Baleal - Estratos inclinados do Baleal –(Consolidaraprendizagens do 7ºano num contexto diferente)

Baleal à Consolação

17H00m 4ª paragem- Consolação- Conteúdo fossílifero das rochas da praia daConsolação – (Consolidar aprendizagens do 7ºano num contexto diferente)

18H00 Consolação à Agrupamento de EscolasFernão do Pó- Escola sede 18H30m

Articulação com o Projeto EducativoMeta 1
Participação de pelo menos 25% dos docentes do Agrupamento na Folha Informativa e no espaço do Agrupamento no Notícias do Bombarral
Finalidade 2
Reforçar o papel social e socializante da escola através da criação de oportunidades para todos
Finalidade 4
Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas
Objetivos

Reconhecimento da importância da criação de locais classificados para a conservação do património natural (geológico e biológico);

Reconhecimento da necessidade de implementaçãode medidas que contribuem para a melhoria da qualidade do ambiente e para a conservação da natureza;

Reconhecimento de que o tratamento dos resíduos exige intervenção da tecnologia;

Compreensão da importância do funcionamento de uma ETAR;

Reconhecimento que a História da Terra e dos ambientes passados se encontram escritos nas rochas e que