2011-2012 / 2012-2013 / 2013-2014 / 2014-2015 / 2015-2016 / 2016-2017 / 2017-2018 / 2018-2019 / 2019-2020 / 2020-2021 / 2021-2022 / 2022-2023 / 2023-2024
(CE-OT-02) Projeto eTwinning "Teenagers no eTwinning"
Designação da atividade | (CE-OT-02) Projeto eTwinning "Teenagers no eTwinning" |
---|---|
Escola | Escola Básica e Secundária Fernão do Pó |
Tipologia | Projetos Nacionais / Internacionais (PN) |
Data de início | 8-10-2021 |
Data de término | 30-04-2022 |
Departamentos | Matemática e Ciências Experimentais |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 550 - Informática |
Dinamizadores | Ana Carvalho |
Público-Alvo | 10º TAR-CP / 10º RB-D / Intercâmbio |
Breve Descrição | Este projeto foi fundado na plataforma eTwinning por mim e uma professora do Agrupamento de escolas Patrício Prazeres em Lisboa, tendo neste momento, como parceiros, professores da Turquia e da Arménia. Sendo domínios das AE (Aprendizagens Essenciais), na disciplina de TIC, a “Segurança, Responsabilidade e Respeito em Ambientes Digitais” e “Investigar e Pesquisar”, este projeto tem como finalidade que os alunos adquiram competências no âmbito da literacia digital, no trabalho colaborativo e na partilha de experiências. Pretende-se que os alunos disponibilizem os produtos produzidos no Twinspaces, partilhem e apresentem por videoconferência os mesmos, com os alunos das escolas parceiras. |
Objetivos | Analisar criticamente a qualidade da informação; - Conhecer comportamentos que visam a proteção da privacidade; - Adotar comportamentos seguros na utilização de ferramentas digitais; - Adotar práticas seguras de utilização das ferramentas digitais e na navegação na Internet; - Ler, compreender e identificar mensagens manipuladas ou falsas; - Explorar diferentes aplicativos para desenvolvimento dos produtos finais; - Identificar novos meios e aplicações que permitam a comunicação e a colaboração; -Utilizar diferentes meios e aplicações que permitem a comunicação e colaboração em ambientes digitais fechados; - Apresentar e partilhar os produtos desenvolvidos, utilizando meios digitais de comunicação e colaboração em ambientes digitais fechados; - Desenvolver a metodologia de trabalho de projeto; - Promover a interdisciplinaridade e a articulação curricular; - Abordar situações do quotidiano dos alunos; -Contribuir para a centralização da aprendizagem no aluno e como consequência na sua missão de construtor do seu próprio conhecimento, inerentes ao Perfil de Aluno, centrado em competências a adquirir/construir ao longo da escolaridade obrigatória. |