(CE-OT-02) Projeto eTwinning "Teenagers no eTwinning"

Designação da atividade(CE-OT-02) Projeto eTwinning "Teenagers no eTwinning"
EscolaEscola Básica e Secundária Fernão do Pó
TipologiaProjetos Nacionais / Internacionais (PN)
Data de início8-10-2021
Data de término30-04-2022
DepartamentosMatemática e Ciências Experimentais
Grupos de Recrutamento/Disciplinas550 - Informática
DinamizadoresAna Carvalho
Público-Alvo10º TAR-CP / 10º RB-D / Intercâmbio
Breve DescriçãoEste projeto foi fundado na plataforma eTwinning por mim e uma professora do Agrupamento de escolas Patrício Prazeres em Lisboa, tendo neste momento, como parceiros, professores da Turquia e da Arménia.
Sendo domínios das AE (Aprendizagens Essenciais), na disciplina de TIC, a “Segurança, Responsabilidade e Respeito em Ambientes Digitais” e “Investigar e Pesquisar”, este projeto tem como finalidade que os alunos adquiram competências no âmbito da literacia digital, no trabalho colaborativo e na partilha de experiências.

Pretende-se que os alunos disponibilizem os produtos produzidos no Twinspaces, partilhem e apresentem por videoconferência os mesmos, com os alunos das escolas parceiras.
Objetivos Analisar criticamente a qualidade da informação;
- Conhecer comportamentos que visam a proteção da privacidade;
- Adotar comportamentos seguros na utilização de ferramentas digitais;
- Adotar práticas seguras de utilização das ferramentas digitais e na navegação na Internet;
- Ler, compreender e identificar mensagens manipuladas ou falsas;
- Explorar diferentes aplicativos para desenvolvimento dos produtos finais;
- Identificar novos meios e aplicações que permitam a comunicação e a colaboração;
-Utilizar diferentes meios e aplicações que permitem a comunicação e colaboração em ambientes digitais fechados;
- Apresentar e partilhar os produtos desenvolvidos, utilizando meios digitais de comunicação e colaboração em ambientes digitais fechados;
- Desenvolver a metodologia de trabalho de projeto;
- Promover a interdisciplinaridade e a articulação curricular;
- Abordar situações do quotidiano dos alunos;
-Contribuir para a centralização da aprendizagem no aluno e como consequência na sua missão de construtor do seu próprio conhecimento, inerentes ao Perfil de Aluno, centrado em competências a adquirir/construir ao longo da escolaridade obrigatória.