(PN-TA-02) Renaturalização precisa-se!?

Designação da atividade(PN-TA-02) Renaturalização precisa-se!?
EscolaEscola Básica e Secundária Fernão do Pó
TipologiaVisitas de Estudos / Visitas Temáticas / Saídas de Campo / Passeios Escolares (VE)
Data de início2-06-2021
Data de término30-06-2021
Outras EstruturasTurismo
DinamizadoresLuísa Carvalhinho,Daniela Gomes, Nuno Pereira, Angélica Sousa, Ana Pereira, Ana Albuquerque
Público-Alvo10º TAR-D
Breve DescriçãoNo âmbito do Projeto de "Renaturalização Precisa-se?!" são trabalhadas temáticas associadas à Educação Ambiental e ao Turismo Ambiental. Foram assim seleccionados três locais onde os alunos poderão observar as formas de intervenção em espaços Naturais:
Dia 2 de Junho - realização de percurso entre São Martinho do Porto - Salir do Porto , saída da escola pelas 9.30 para S.Martinho, realização de percurso pedonal pela freguesia de Salir do Porto e regresso à escola pelas 15.15 com chegada prevista pelas 15.45.
onde as dinâmicas do litoral e a intervenção humana ao longo de séculos pode ser observada. Assim os alunos realizarão um percurso pelo sistema dunar existente na região;
Dia 9 de Junho -visita à Berlenga , saída da escola pelas 8.30, embarque para a Berlenga pelas 10.00 , visita ao Farol e ao Forte de São João Baptista, e regresso no Barco das 17.00, prevendo a hora de chegada à escola pelas 18.15.
Dias 25 e 26 de junho- Acampamento em Oleiros, passadiços do Orvalho:
1ºDia - saída pelas 7.45 em direção a Orvalho (Oleiros) para realização de percurso pedestre nos passadiços do Orvalho, e montagem de acampamento em Oleiros pelas 17.00 jantar e dormida.
2ºDia - Saída do acampamento pelas 9. 00 com destino a Tomar , às 10.30 visita aos Templários, 12.30 almoço e às 13.30 passeio por Tomar com regresso previsto 15.00 e chegada ao Bombarral pelas 16.30
Articulação com o Projeto EducativoFinalidade 1
Desenvolver uma atividade pautada pela exigência, rigor, disciplina e trabalho que contribua para a melhoria dos resultados
Finalidade 2
Reforçar o papel social e socializante da escola, assumindo um papel central na criação de oportunidades para todos, independentemente da sua condição
Finalidade 4
Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas
Finalidade 5
Promover a imagem do Agrupamento junto das famílias e da Comunidade
ObjetivosVisitas a São Martinho - Salir do Porto e à Berlenga
- Relacionar as disponibilidades hídricas com os diferentes usos e ocupações do solo (agrícola e o abastecimento).
- Analisar situações de aumento da frequência de fenómenos climáticos extremos
- Reconhecer a importância estratégica dos recursos hídricos para o desenvolvimento e sustentabilidade do nosso futuro comum
-Reconhecer os efeitos da rutura do equilíbrio natural dos ecossistemas
- Reconhecer a importância dos recursos naturais na sociedade contemporânea
- Conhecer exemplares da Fauna e da Flora mais representativa de um circuito pedestre da região, aplicando as regras básicas da nomenclatura
- Definir ecossistema e identificar fatores bióticos e abióticos no ecossistema.
- Caracterizar a dinâmica e evolução dos ecossistemas.
-Aproximar os alunos da realidade turística do país;
-Valorizar a região Centro de Portugal;
-Reconhecer o turismo de natureza como produto estratégico para a região;
-Estimular nos alunos o gosto por viajar e aprender;
-Identificar o património natural e cultural da região Centro;

Visita a Oleiros - Passadiços do Orvalho
-Identificar produtos do Turismo de Natureza
-Conhecer um produto Turístico "Aldeias do Xisto"
-Avaliar impactos dos projetos turísticos em meio natural
-Apontar medidas de resiliência dos territórios
-Aplicar conhecimentos adquiridos em sala de aula;
-Aproximar os alunos da realidade turística do país;
-Valorizar a região Centro de Portugal;
-Reconhecer o turismo de natureza como produto estratégico para a região;
-Estimular nos alunos o gosto por viajar e aprender;
-Identificar o património natural e cultural da região Centro;