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(PN-TA-02) Renaturalização precisa-se!?
Designação da atividade | (PN-TA-02) Renaturalização precisa-se!? |
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Escola | Escola Básica e Secundária Fernão do Pó |
Tipologia | Visitas de Estudos / Visitas Temáticas / Saídas de Campo / Passeios Escolares (VE) |
Data de início | 2-06-2021 |
Data de término | 30-06-2021 |
Outras Estruturas | Turismo |
Dinamizadores | Luísa Carvalhinho,Daniela Gomes, Nuno Pereira, Angélica Sousa, Ana Pereira, Ana Albuquerque |
Público-Alvo | 10º TAR-D |
Breve Descrição | No âmbito do Projeto de "Renaturalização Precisa-se?!" são trabalhadas temáticas associadas à Educação Ambiental e ao Turismo Ambiental. Foram assim seleccionados três locais onde os alunos poderão observar as formas de intervenção em espaços Naturais: Dia 2 de Junho - realização de percurso entre São Martinho do Porto - Salir do Porto , saída da escola pelas 9.30 para S.Martinho, realização de percurso pedonal pela freguesia de Salir do Porto e regresso à escola pelas 15.15 com chegada prevista pelas 15.45. onde as dinâmicas do litoral e a intervenção humana ao longo de séculos pode ser observada. Assim os alunos realizarão um percurso pelo sistema dunar existente na região; Dia 9 de Junho -visita à Berlenga , saída da escola pelas 8.30, embarque para a Berlenga pelas 10.00 , visita ao Farol e ao Forte de São João Baptista, e regresso no Barco das 17.00, prevendo a hora de chegada à escola pelas 18.15. Dias 25 e 26 de junho- Acampamento em Oleiros, passadiços do Orvalho: 1ºDia - saída pelas 7.45 em direção a Orvalho (Oleiros) para realização de percurso pedestre nos passadiços do Orvalho, e montagem de acampamento em Oleiros pelas 17.00 jantar e dormida. 2ºDia - Saída do acampamento pelas 9. 00 com destino a Tomar , às 10.30 visita aos Templários, 12.30 almoço e às 13.30 passeio por Tomar com regresso previsto 15.00 e chegada ao Bombarral pelas 16.30 |
Articulação com o Projeto Educativo | Finalidade 1 Desenvolver uma atividade pautada pela exigência, rigor, disciplina e trabalho que contribua para a melhoria dos resultados Finalidade 2 Reforçar o papel social e socializante da escola, assumindo um papel central na criação de oportunidades para todos, independentemente da sua condição Finalidade 4 Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas Finalidade 5 Promover a imagem do Agrupamento junto das famílias e da Comunidade |
Objetivos | Visitas a São Martinho - Salir do Porto e à Berlenga - Relacionar as disponibilidades hídricas com os diferentes usos e ocupações do solo (agrícola e o abastecimento). - Analisar situações de aumento da frequência de fenómenos climáticos extremos - Reconhecer a importância estratégica dos recursos hídricos para o desenvolvimento e sustentabilidade do nosso futuro comum -Reconhecer os efeitos da rutura do equilíbrio natural dos ecossistemas - Reconhecer a importância dos recursos naturais na sociedade contemporânea - Conhecer exemplares da Fauna e da Flora mais representativa de um circuito pedestre da região, aplicando as regras básicas da nomenclatura - Definir ecossistema e identificar fatores bióticos e abióticos no ecossistema. - Caracterizar a dinâmica e evolução dos ecossistemas. -Aproximar os alunos da realidade turística do país; -Valorizar a região Centro de Portugal; -Reconhecer o turismo de natureza como produto estratégico para a região; -Estimular nos alunos o gosto por viajar e aprender; -Identificar o património natural e cultural da região Centro; Visita a Oleiros - Passadiços do Orvalho -Identificar produtos do Turismo de Natureza -Conhecer um produto Turístico "Aldeias do Xisto" -Avaliar impactos dos projetos turísticos em meio natural -Apontar medidas de resiliência dos territórios -Aplicar conhecimentos adquiridos em sala de aula; -Aproximar os alunos da realidade turística do país; -Valorizar a região Centro de Portugal; -Reconhecer o turismo de natureza como produto estratégico para a região; -Estimular nos alunos o gosto por viajar e aprender; -Identificar o património natural e cultural da região Centro; |