2011-2012 / 2012-2013 / 2013-2014 / 2014-2015 / 2015-2016 / 2016-2017 / 2017-2018 / 2018-2019 / 2019-2020 / 2020-2021 / 2021-2022 / 2022-2023 / 2023-2024
(PN-AD-02) O Ar que eu respiro
Designação da atividade | (PN-AD-02) O Ar que eu respiro |
---|---|
Escola | Escola Básica e Secundária Fernão do Pó |
Tipologia | Projetos Nacionais / Internacionais (PN) |
Data de início | 28-02-2021 |
Data de término | 30-06-2021 |
Outras Estruturas | Eco-Escolas |
Dinamizadores | Clube Eco- Escolas |
Público-Alvo | 5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 7º A / 7º B / 7º C / 7º D / 7º E / 8º A / 8º B / 8º C / 8º D / 8º E / 8º F / 8º G / 9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 9º E / 9º F |
Breve Descrição | Os alunos têm a hipótese de escolher um dos desafios propostos e desenvolver o trabalho pedido. Os trabalhos finais terão os seguintes critérios de avaliação: – Qualidade e rigor da informação; – Processo e envolvimento dos alunos; – Criatividade e originalidade; – Estética/efeito final. |
Articulação com o Projeto Educativo | Meta 2 Envolver pelo menos 50% dos alunos de cada turma em projetos e atividades regulares de complemento curricular Meta 5 Participar em projetos/concursos nacionais/internacionais, em pelo menos 4 áreas diferentes por ano (sendo uma delas o empreendedorismo / inovação) Meta 6 Participação em pelo menos 2 projetos nacionais ou internacionais não contemplados no ano anterior Finalidade 4 Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas Finalidade 5 Promover a imagem do Agrupamento junto das famílias e da Comunidade |
Objetivos | – Contribuir para fortalecer a ligação entre a educação nos vários níveis escolares e a educação ambiental; – Desenvolver um módulo de educação ambiental que promova a formação de crianças e jovens na aquisição de princípios, valores e aptidões que favoreçam a aprendizagem e contribuam para a consciencialização, o conhecimento e a capacitação para escolhas mais assertivas e suportadas tendo em vista a proteção do recurso ar; – Estimular através de atividades o aumento da literacia relativamente à qualidade do ar – Conhecer os principais poluentes atmosféricos que afetam a qualidade do ar e a nossa saúde; – Conhecer as medidas a adotar para minimizar a exposição ao ar poluído; – Promover bons hábitos para contribuir, individual e coletivamente, para reduzir as emissões e promover um bom ar. |