(PN-TA-01) "O Mar começa Aqui"

Designação da atividade(PN-TA-01) "O Mar começa Aqui"
EscolaEscola Básica e Secundária Fernão do Pó
TipologiaProjetos Nacionais / Internacionais (PN)
Data de início28-02-2021
Data de término30-06-2021
Outras EstruturasEco-Escolas
Dinamizadores Clube Eco-Escolas
Público-Alvo5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 7º A / 7º B / 7º C / 7º D / 7º E / 8º A / 8º B / 8º C / 8º D / 8º E / 8º F / 8º G / 9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 9º E / 9º F / 10º CT / 10º CT-AV / 10º LH_CS / 10º DE / 10º CP-RB / 10º TAR-D / 10º LH-AV / 10º TAR-CP / 11º CT1 / 11º CT2 / 11º CS / 11º CP-RB / 11º TAR-D / 11º LH-AV / 12º CT / 12º CS / 12º TAR-D / 12º CP-RB / 12º LH-AV
Breve DescriçãoPara concretizar o projeto, os alunos deverão apresentar previamente apenas um desenho/proposta de imagem que pretendem reproduzir nas sarjetas/sumidouros.
A dimensão da imagem não deve exceder o tamanho da sarjeta/sumidouro. Junto da pintura deverão aparecer os logótipos do projeto e do Eco-Escolas.
O protótipo de imagem enviada deve incluir a relação entre a pintura e a sarjeta/sumidouro (escala).
Após o dia das pinturas a escola enviará para a ABAE uma imagem de uma das sarjetas pintadas.
Articulação com o Projeto EducativoMeta 2
Envolver pelo menos 50% dos alunos de cada turma em projetos e atividades regulares de complemento curricular
Meta 5
Participar em projetos/concursos nacionais/internacionais, em pelo menos 4 áreas diferentes por ano (sendo uma delas o empreendedorismo / inovação)
Meta 6
Participação em pelo menos 2 projetos nacionais ou internacionais não contemplados no ano anterior
Finalidade 2
Reforçar o papel social e socializante da escola, assumindo um papel central na criação de oportunidades para todos, independentemente da sua condição
Finalidade 4
Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas
Finalidade 5
Promover a imagem do Agrupamento junto das famílias e da Comunidade
Objetivos - Compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular;
- Educar para uma cidadania ativa incitando os jovens a passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar” a toda a comunidade educativa;
- Estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências em áreas como a expressão plástica;
- Implementar estratégias de cooperação escolas-autarquias para a promoção da sustentabilidade.