(PN-TA-02) Educação Ambiental -Concurso Eco-Código

Designação da atividade(PN-TA-02) Educação Ambiental -Concurso Eco-Código
EscolaEscola Básica e Secundária Fernão do Pó
TipologiaConcursos Nacionais (CN)
Data de início1-01-2021
Data de término5-04-2021
DepartamentosCiências Sociais e Humanas
Matemática e Ciências Experimentais
Grupos de Recrutamento/Disciplinas420 - Geografia
550 - Informática
Outras EstruturasEco-Escolas
Dinamizadores Albina Moura, Ana Carvalho
Público-Alvo9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 9º E / 9º F
Breve DescriçãoParticipação no Concurso Nacional - Eco-Código, no âmbito da Educação Ambiental, tema de Cidadania e Desenvolvimento, em parceria com a equipa Eco-escolas. O objetivo consiste em estimular a criatividade e alertar para a consciência ambiental.
Articulação com o Projeto EducativoMeta 1
Publicação, em cada ano, por pelo menos 25% dos docentes do Agrupamento, de notícias sobre atividades desenvolvidas, nos jornais regionais e blogues institucionais
Meta 5
Participar em projetos/concursos nacionais/internacionais, em pelo menos 4 áreas diferentes por ano (sendo uma delas o empreendedorismo / inovação)
Finalidade 2
Reforçar o papel social e socializante da escola, assumindo um papel central na criação de oportunidades para todos, independentemente da sua condição
Finalidade 4
Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas
Finalidade 5
Promover a imagem do Agrupamento junto das famílias e da Comunidade
ObjetivosA Educação Ambiental, no qual se insere este concurso Eco-Código, é um tema de Cidadania e Desenvolvimento de 9º ano. Sendo parte integrante da educação para a cidadania, assumindo, pela sua característica eminentemente transversal, uma posição privilegiada na promoção de atitudes e valores, bem como no desenvolvimento de
competências imprescindíveis para responder aos desafios da sociedade do século XXI.
O Concurso Nacional Eco-Código pretende estimular a participação e a criatividade dos jovens envolvidos no Programa Eco-Escolas através da produção de um trabalho de comunicação: o póster.
O Eco-Código corresponde a um dos elementos do programa: o 7º passo da metodologia proposta. O Eco-Estudante deverá conseguir identificar um conjunto de atitudes e comportamentos conducentes à melhoria do ambiente na escola, em casa e na sua região.
O Eco-Código deverá expressar uma declaração de objetivos, traduzidos por ações concretas, que todos os membros da comunidade deverão seguir, constituindo assim o código de conduta ambiental da escola. Todas as escolas candidatas à Bandeira Verde devem ter o seu Eco-Código divulgado na escola, preferencialmente no Regulamento interno.
A opção de apresentar o Eco-Código em forma de póster visa facilitar a comunicação e divulgação dos princípios que cada Eco-Escola se compromete a respeitar.