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(PN-TA-02) Educação Ambiental -Concurso Eco-Código
Designação da atividade | (PN-TA-02) Educação Ambiental -Concurso Eco-Código |
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Escola | Escola Básica e Secundária Fernão do Pó |
Tipologia | Concursos Nacionais (CN) |
Data de início | 1-01-2021 |
Data de término | 5-04-2021 |
Departamentos | Ciências Sociais e Humanas Matemática e Ciências Experimentais |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 420 - Geografia 550 - Informática |
Outras Estruturas | Eco-Escolas |
Dinamizadores | Albina Moura, Ana Carvalho |
Público-Alvo | 9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 9º E / 9º F |
Breve Descrição | Participação no Concurso Nacional - Eco-Código, no âmbito da Educação Ambiental, tema de Cidadania e Desenvolvimento, em parceria com a equipa Eco-escolas. O objetivo consiste em estimular a criatividade e alertar para a consciência ambiental. |
Articulação com o Projeto Educativo | Meta 1 Publicação, em cada ano, por pelo menos 25% dos docentes do Agrupamento, de notícias sobre atividades desenvolvidas, nos jornais regionais e blogues institucionais Meta 5 Participar em projetos/concursos nacionais/internacionais, em pelo menos 4 áreas diferentes por ano (sendo uma delas o empreendedorismo / inovação) Finalidade 2 Reforçar o papel social e socializante da escola, assumindo um papel central na criação de oportunidades para todos, independentemente da sua condição Finalidade 4 Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas Finalidade 5 Promover a imagem do Agrupamento junto das famílias e da Comunidade |
Objetivos | A Educação Ambiental, no qual se insere este concurso Eco-Código, é um tema de Cidadania e Desenvolvimento de 9º ano. Sendo parte integrante da educação para a cidadania, assumindo, pela sua característica eminentemente transversal, uma posição privilegiada na promoção de atitudes e valores, bem como no desenvolvimento de competências imprescindíveis para responder aos desafios da sociedade do século XXI. O Concurso Nacional Eco-Código pretende estimular a participação e a criatividade dos jovens envolvidos no Programa Eco-Escolas através da produção de um trabalho de comunicação: o póster. O Eco-Código corresponde a um dos elementos do programa: o 7º passo da metodologia proposta. O Eco-Estudante deverá conseguir identificar um conjunto de atitudes e comportamentos conducentes à melhoria do ambiente na escola, em casa e na sua região. O Eco-Código deverá expressar uma declaração de objetivos, traduzidos por ações concretas, que todos os membros da comunidade deverão seguir, constituindo assim o código de conduta ambiental da escola. Todas as escolas candidatas à Bandeira Verde devem ter o seu Eco-Código divulgado na escola, preferencialmente no Regulamento interno. A opção de apresentar o Eco-Código em forma de póster visa facilitar a comunicação e divulgação dos princípios que cada Eco-Escola se compromete a respeitar. |