2011-2012 / 2012-2013 / 2013-2014 / 2014-2015 / 2015-2016 / 2016-2017 / 2017-2018 / 2018-2019 / 2019-2020 / 2020-2021 / 2021-2022 / 2022-2023 / 2023-2024
(PI-CT-03) Plano de Apoio às Literacias Digital e da Informação (PALDI)
Designação da atividade | (PI-CT-03) Plano de Apoio às Literacias Digital e da Informação (PALDI) |
---|---|
Escola | Escola Básica e Secundária Fernão do Pó EB n.º 1 Bombarral |
Tipologia | Projetos internos diversos (PI) |
Data de início | 1-09-2020 |
Data de término | 30-06-2021 |
Departamentos | 1.º Ciclo do Ensino Básico |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 110 - 1.º ciclo do ensino básico 330 - Inglês |
Outras Estruturas | Biblioteca |
Dinamizadores | Clara Santos e Célia Bento |
Público-Alvo | 3º Ano / 4º Ano / 5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 7º A / 7º B / 7º C / 7º D / 7º E / 8º A / 8º B / 8º C / 8º D / 8º E / 8º F / 8º G / 9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 9º E / 9º F |
Breve Descrição | Na EB1BBR, sessões semanais com os alunos do 3º e 4º ano para trabalho com o computador: familiarização com o rato e teclado; utilização de processador de texto; navegação na internet; segurança na utilização da internet e das redes sociais; pesquisa de informação orientada pelo modelo PLUS; como utilizar a BE; como pesquisar no catálogo online. Na EBSFP: Sessões de pesquisa orientada de informação - Modelo PLUS; Disponibilização de tutoriais e recursos para utilização pelos professores em sala de aula; Disponibilização de tutoriais para os diversos públicos (blogue): Como utilizar a BE; Como pesquisar no catálogo online; Como pesquisar informação - Modelo PLUS; Literacia dos media e digital: atrativos e perigos da Internet; segurança na utilização das redes sociais; Análise e tratamento de bases de dados - Pordata Kids; Utilização de ferramentas da WEB 2.0: posters interativos, podcasts; Colaboração com os diretores de turma no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e da área de Educação para a Cidadania." |
Articulação com o Projeto Educativo | Finalidade 1 Desenvolver uma atividade pautada pela exigência, rigor, disciplina e trabalho que contribua para a melhoria dos resultados Finalidade 2 Reforçar o papel social e socializante da escola, assumindo um papel central na criação de oportunidades para todos, independentemente da sua condição Finalidade 4 Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas |
Objetivos | Apoiar o desenvolvimento de competências digitais e de informação, com vista a possíveis cenários de regime misto ou a distância; Apoiar a estratégia do agrupamento para a utilização informada dos ambientes digitais; Desenvolver competências de leitura e escrita, através de aplicações, programas ou plataformas em linha; Desenvolver competências de pesquisa de informação, através do acesso a documentos em diferentes suportes e ambientes. |