2011-2012 / 2012-2013 / 2013-2014 / 2014-2015 / 2015-2016 / 2016-2017 / 2017-2018 / 2018-2019 / 2019-2020 / 2020-2021 / 2021-2022 / 2022-2023 / 2023-2024
(CN-CT-01) Seguranet
Designação da atividade | (CN-CT-01) Seguranet |
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Escola | Escola Básica e Secundária Fernão do Pó |
Tipologia | Concursos Nacionais (CN) |
Data de início | 1-09-2020 |
Data de término | 15-08-2021 |
Departamentos | Matemática e Ciências Experimentais |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 550 - Informática |
Dinamizadores | Ana Carvalho |
Público-Alvo | 8º A / 8º B / 8º C / 8º D / 8º E / 8º G / 9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 9º E / 9º F / Enc. Educação |
Breve Descrição | O projeto SeguraNet é desenvolvido através do programa da Comissão Europeia “O Mecanismo Interligar a Europa”, visando a promoção da Cidadania Digital e da Educação para os Media na comunidade educativa. O concurso Desafios SeguraNet é uma iniciativa enquadrada nas ações estratégicas de ensino, orientadas para o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, definidas nas aprendizagens da disciplina. |
Articulação com o Projeto Educativo | Meta 5 Participar em projetos/concursos nacionais/internacionais, em pelo menos 4 áreas diferentes por ano (sendo uma delas o empreendedorismo / inovação) Finalidade 1 Desenvolver uma atividade pautada pela exigência, rigor, disciplina e trabalho que contribua para a melhoria dos resultados Finalidade 2 Reforçar o papel social e socializante da escola, assumindo um papel central na criação de oportunidades para todos, independentemente da sua condição Finalidade 3 Envolver a comunidade no processo educativo, com participação particularmente ativa dos Pais e Encarregados de Educação Finalidade 4 Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas Finalidade 5 Promover a imagem do Agrupamento junto das famílias e da Comunidade |
Objetivos | Este projeto tem como objetivos promover a navegação segura, crítica e esclarecida na Internet e dos dispositivos móveis. Despertar o gosto e motivação por projetos dentro e fora da escola e por esta área específica de conhecimento. Diversificar as experiências educativas. Contribuir para a centralização da aprendizagem no aluno e como consequência na sua missão de construtor do seu próprio conhecimento, inerentes ao Perfil de Aluno centrado em competências a adquirir/construir ao longo da escolaridade obrigatória. |