2011-2012 / 2012-2013 / 2013-2014 / 2014-2015 / 2015-2016 / 2016-2017 / 2017-2018 / 2018-2019 / 2019-2020 / 2020-2021 / 2021-2022 / 2022-2023 / 2023-2024
(PI-AC-02) Palestras integradas no programa "Cientificamente provável"
Designação da atividade | (PI-AC-02) Palestras integradas no programa "Cientificamente provável" |
---|---|
Escola | Escola Básica e Secundária Fernão do Pó |
Tipologia | Projetos internos diversos (PI) |
Data de início | 25-05-2020 |
Data de término | 29-05-2020 |
Departamentos | Expressões Línguas |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 240 - Educação Visual e Tecnológica 600 - Artes Visuais |
Outras Estruturas | Biblioteca |
Dinamizadores | Célia Bento e Clara Santos |
Público-Alvo | 9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 9º E / 9º F / 10º LH-AV / 11º LH-AV |
Breve Descrição | Acontecerão duas palestras no âmbito do programa nacional "Cientificamente Provável" Este programa é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado da Educação, através da Rede de Bibliotecas Escolares, e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Visa intensificar a promoção do conhecimento e contribuir para o enriquecimento do percurso formativo dos jovens, estabelecendo formas de ligação mais estreitas entre as instituições de ensino superior e as escolas básicas e secundárias, com a intermediação das bibliotecas escolares. Iremos ter duas palestras na semana de 25 a 29 de maio: 1.) - Cultura Visual com a Investigadora Sofia Andrade; 2.) Prática de Argumentação com o investigador Simão Valente do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. |
Articulação com o Projeto Educativo | Meta 2 Envolver pelo menos 50% dos alunos de cada turma em projetos e atividades regulares de complemento curricular Meta 5 Participar em projetos/concursos nacionais/internacionais, em pelo menos 4 áreas diferentes por ano (sendo uma delas o empreendedorismo / inovação) Meta 6 Participação em pelo menos 2 projetos nacionais ou internacionais não contemplados no ano anterior Finalidade 2 Reforçar o papel social e socializante da escola, assumindo um papel central na criação de oportunidades para todos, independentemente da sua condição Finalidade 4 Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas |
Objetivos | - sensibilizar para a importância da cultura visual no nosso quotidiano; - promover a técnica e poder de argumentação; - contribuir para o desenvolvimento pessoal e social do aluno; - promover a cidadania responsável - estimular a criatividade e o imaginário dos jovens a partir da leitura; promover competências em áreas de expressão artística: escrita criativa, oralidade/leitura em voz alta, ilustração, música, dança e animação. |