(PN-EC-02) - Nós Propmos

Designação da atividade(PN-EC-02) - Nós Propmos
EscolaEscola Básica e Secundária Fernão do Pó
TipologiaProjetos Nacionais / Internacionais (PN)
Data de início30-10-2019
Data de término30-04-2020
DepartamentosCiências Sociais e Humanas
Grupos de Recrutamento/Disciplinas420 - Geografia
Outras EstruturasTurismo
DinamizadoresLuísa Carvalhinho
Público-Alvo11º TAR-D
Breve DescriçãoHá um apelo crescente à participação pública nas tomadas de decisão relativas ao ordenamento do território, numa perspetiva de governança e de cidadania territorial. Este apelo cruza-se com a preocupação em promover uma educação geográfica comprometida com o desenvolvimento sustentável, o que ganha particular relevância à escala local.
No Ensino Secundário, a disciplina de Geografia A /TRA é frequentada por muitos milhares de alunos. O “Estudo de Caso”/UFCD 4304, desenvolvido no 11º ano, e que pode igualmente ser implementado noutros níveis do ensino secundário e noutras áreas disciplinares, é valorizado pelo desenvolvimento do trabalho de pesquisa na área de residência dos alunos.
O Projeto Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação pretende
i) dinamizar a implementação do Estudo de Caso, no 11º ano ou noutro nível de ensino,
ii) familiarizar os/as jovens estudantes com a autarquia e o respetivo Plano Diretor Municipal/PDM,
iii) sensibilizar para os problemas territoriais locais, motivando para a elaboração e apresentação de propostas de intervenção local e
iv) estimular a construção de parcerias entre os atores escolares e não escolares, públicos ou privados.
As propostas elaboradas por alunos podem ser articuladas com outros projetos, nacionais ou internacionais.

Articulação com o Projeto EducativoMeta 5
Participar em projetos/concursos nacionais/internacionais, em pelo menos 4 áreas diferentes por ano (sendo uma delas o empreendedorismo / inovação)
Finalidade 1
Desenvolver uma atividade pautada pela exigência, rigor, disciplina e trabalho que contribua para a melhoria dos resultados
Finalidade 3
Envolver a comunidade no processo educativo, com participação particularmente ativa dos Pais e Encarregados de Educação
Finalidade 4
Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas
Objetivosi) promover uma ativa cidadania territorial local, articulada com as restantes escalas, junto da comunidade escolar;
ii) valorizar o Estudo de Caso como trabalho experimental sobre problemas da comunidade;
iii) promover abordagens metodológicas inovadoras no âmbito do ensino da Geografia ou de outras áreas de formação;
iv) mobilizar alunos e professores para a utilização de tecnologias de informação, em estudos de âmbito prático;
v) aproximar o poder local das comunidades, através da participação dos jovens e das suas escolas;
vi) contribuir para um desenvolvimento sustentável das localidades e dos municípios onde se desenvolve;
vii) incentivar a atividade de investigação em Geografia;



viii) fomentar redes de cooperação entre atores locais, como universidades, escolas, autarquias, associações locais e empresas.