2011-2012 / 2012-2013 / 2013-2014 / 2014-2015 / 2015-2016 / 2016-2017 / 2017-2018 / 2018-2019 / 2019-2020 / 2020-2021 / 2021-2022 / 2022-2023 / 2023-2024
CE-OT-01 Semana(s) da Saúde Oral e Alimentação Saudável
Designação da atividade | CE-OT-01 Semana(s) da Saúde Oral e Alimentação Saudável |
---|---|
Escola | EB n.º 1 Bombarral |
Tipologia | Certames / Exposições (CE) |
Data de início | 14-10-2019 |
Data de término | 25-10-2019 |
Departamentos | 1.º Ciclo do Ensino Básico Educação Pré-Escolar |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 100 - Educação Pré-Escolar 110 - 1.º ciclo do ensino básico |
Outras Estruturas | Biblioteca Eco-Escolas Plano de Educação Para a Saúde Plano Estratégico de Educação para a Cidadania |
Dinamizadores | Clara Santos e Marta Dente |
Público-Alvo | Pré-escolar / 1º Ano / 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano / Unidade de Ensino Estruturado / Unidade de Multideficiência |
Breve Descrição | Saúde oral: exposição produzida com os materiais disponibilizados no portal SOBE (Saúde Oral e Biblioteca Escolar); sessões com a higienista oral (4 turmas do 2º ano); animação de leitura da história «Dentinho, Dentola, Dentão», de José Fanha (Pré-escolar); jogos e expressão plástica; mostra de livros sobre o tema. Alimentação saudável: exposição sobre alimentos saudáveis; mostra de frutos, legumes e leguminosas; animação de leitura dos livros: «Sopa de Nada», «O Nabo Gigante», «O menino que não gostava de sopa» e «Versos para meninos que comem a sopa toda»; colaboração na organização do concurso de ementas saudáveis (Eco Escolas) |
Articulação com o Projeto Educativo | Finalidade 2 Reforçar o papel social e socializante da escola, assumindo um papel central na criação de oportunidades para todos, independentemente da sua condição Finalidade 4 Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas |
Objetivos | Promover competências no domínio da Educação para a Cidadania (Saúde). Desenvolver competências de leitura, escrita e expressão plástica. Operacionalizar a articulação da biblioteca, com os professores titulares das turmas, no desenvolvimento do currículo de Estudo do Meio. |