2011-2012 / 2012-2013 / 2013-2014 / 2014-2015 / 2015-2016 / 2016-2017 / 2017-2018 / 2018-2019 / 2019-2020 / 2020-2021 / 2021-2022 / 2022-2023 / 2023-2024
(CN-CT-02) Canguru Matemático sem Fronteiras
Designação da atividade | (CN-CT-02) Canguru Matemático sem Fronteiras |
---|---|
Escola | Escola Básica e Secundária Fernão do Pó |
Tipologia | Concursos Nacionais (CN) |
Data de início | 14-03-2019 |
Data de término | 5-04-2019 |
Departamentos | Matemática e Ciências Experimentais |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 230 - Matemática e Ciências da Natureza 500 - Matemática |
Dinamizadores | Cláudia Ferreira, Cláudia Sousa, Rute Silvestre |
Público-Alvo | 5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 6º F / 7º A / 7º B / 7º C / 7º D / 7º E / 7º F / 8º A / 8º B / 8º C / 8º D / 8º E / 8º F / 9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 9º E / 10º CT / 10º LH_CS / 10º CP-RB / 10º TAR-D / 10º CT-CS / 10º LH-AV / 11º LH-CS / 11º CT / 12º CT / 12º LH-CS / 12º TAR-CP |
Breve Descrição | Concurso internacional de desafios matemáticos na forma de um questionário de escolha múltipla e de fase única. Os questionários são elaborados para oito categorias, consoante os anos escolares frequentados pelos concorrentes. São fotocopiados, aplicados e corrigidos na escola pelas docentes dinamizadoras. |
Articulação com o Projeto Educativo | Meta 2 Envolver pelo menos 50% dos alunos de cada turma em projetos e actividades de complemento curricular Meta 5 Participar em projetos/concursos nacionais, em pelo menos 4 áreas diferentes |
Objetivos | Estimular o gosto pela Matemática. Desenvolver o pensamento crítico e criativo. Atrair os alunos que têm receio da disciplina de Matemática, permitindo que estes descubram o lado lúdico da disciplina. Tentar que os alunos se divirtam a resolver questões matemáticas e percebam que conseguir resolver os problemas propostos é uma conquista pessoal muito recompensadora. |