(PI-AC-04) Projeto Literacia da Informação

Designação da atividade(PI-AC-04) Projeto Literacia da Informação
EscolaEscola Básica e Secundária Fernão do Pó
EB1 Pó
TipologiaProjetos internos diversos (PI)
Data de início1-09-2016
Data de término23-06-2017
Outras EstruturasBiblioteca
DinamizadoresEquipa da Biblioteca Escolar
Público-Alvo3º Ano / 4º Ano / 5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 7º A / 7º B / 7º C / 7º D / 7º E / 7º F / 8º A / 8º B / 8º C / 8º D / 8º E / 9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 9º E / 10º CT1 / 10º LH / 10º CT2CS / 10º TAR / 10º CP / 11º LH-CS / 11º CT / 11º TAR-R / B3 / EFA_S / S_ABC / 1º ERB / Comunidade
Breve Descrição1. Projeto «Literacia da informação» / Implementação do referencial "Aprender com a biblioteca escolar" - Modelo PLUS: sessões de pesquisa orientada de informação com grupos/turma; disponibilização de tutoriais e recursos para utilização pelos professores em sala de aula;
2. Disponibilização de tutoriais para os diversos públicos (blogue): Como utilizar a BE; Como pesquisar no catálogo online; Como pesquisar informação - Modelo PLUS.
3. Literacia dos media e digital:
3.1.Atrativos e perigos da Internet: ....
3.2. Análise e tratamento de bases de dados - Pordata Kids;
3.3. Utilização de ferramentas da WEB 2.0: posters interativos; podcasts;
utilização das redes sociais.
4. Colaboração com os diretores de turma no âmbito das CVE.
Articulação com o Projeto EducativoFinalidade 1
Melhorar os padrões de qualidade dos processos pedagógicos e do serviço educativo prestado à comunidade, reforçando a exigência o rigor e a disciplina
Finalidade 2
Reforçar o papel social e socializante da escola através da criação de oportunidades para todos
Objetivos1. Melhorar a articulação vertical e horizontal.
4. Preparar os alunos para a transição entre ciclos
5. Partilhar e incentivar as boas práticas.
7. Fomentar o espírito de trabalho, exigência e
rigor.
11. Promover a leitura como pilar essencial
para a construção do conhecimento e desenvolvimento das literacias.
8. Assegurar uma adequada formação
dos alunos no âmbito da Educação para a Saúde, da Educação Ambiental e da Educação para a Segurança.
9. Promover a formação pessoal e social do aluno.
10. Valorizar competências dos domínios do saber fazer e do saber aprender.