2011-2012 / 2012-2013 / 2013-2014 / 2014-2015 / 2015-2016 / 2016-2017 / 2017-2018 / 2018-2019 / 2019-2020 / 2020-2021 / 2021-2022 / 2022-2023 / 2023-2024
(PI-AC-04) Projeto Literacia da Informação
Designação da atividade | (PI-AC-04) Projeto Literacia da Informação |
---|---|
Escola | Escola Básica e Secundária Fernão do Pó EB1 Pó |
Tipologia | Projetos internos diversos (PI) |
Data de início | 1-09-2016 |
Data de término | 23-06-2017 |
Outras Estruturas | Biblioteca |
Dinamizadores | Equipa da Biblioteca Escolar |
Público-Alvo | 3º Ano / 4º Ano / 5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 7º A / 7º B / 7º C / 7º D / 7º E / 7º F / 8º A / 8º B / 8º C / 8º D / 8º E / 9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 9º E / 10º CT1 / 10º LH / 10º CT2CS / 10º TAR / 10º CP / 11º LH-CS / 11º CT / 11º TAR-R / B3 / EFA_S / S_ABC / 1º ERB / Comunidade |
Breve Descrição | 1. Projeto «Literacia da informação» / Implementação do referencial "Aprender com a biblioteca escolar" - Modelo PLUS: sessões de pesquisa orientada de informação com grupos/turma; disponibilização de tutoriais e recursos para utilização pelos professores em sala de aula; 2. Disponibilização de tutoriais para os diversos públicos (blogue): Como utilizar a BE; Como pesquisar no catálogo online; Como pesquisar informação - Modelo PLUS. 3. Literacia dos media e digital: 3.1.Atrativos e perigos da Internet: .... 3.2. Análise e tratamento de bases de dados - Pordata Kids; 3.3. Utilização de ferramentas da WEB 2.0: posters interativos; podcasts; utilização das redes sociais. 4. Colaboração com os diretores de turma no âmbito das CVE. |
Articulação com o Projeto Educativo | Finalidade 1 Melhorar os padrões de qualidade dos processos pedagógicos e do serviço educativo prestado à comunidade, reforçando a exigência o rigor e a disciplina Finalidade 2 Reforçar o papel social e socializante da escola através da criação de oportunidades para todos |
Objetivos | 1. Melhorar a articulação vertical e horizontal. 4. Preparar os alunos para a transição entre ciclos 5. Partilhar e incentivar as boas práticas. 7. Fomentar o espírito de trabalho, exigência e rigor. 11. Promover a leitura como pilar essencial para a construção do conhecimento e desenvolvimento das literacias. 8. Assegurar uma adequada formação dos alunos no âmbito da Educação para a Saúde, da Educação Ambiental e da Educação para a Segurança. 9. Promover a formação pessoal e social do aluno. 10. Valorizar competências dos domínios do saber fazer e do saber aprender. |