GARE_AEFP
Sistema GARE
(PN-AD-05) Rota Postal pela Biodiversidade e Geodiversidade
Designação da atividade | (PN-AD-05) Rota Postal pela Biodiversidade e Geodiversidade |
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Escola | Escola Básica e Secundária Fernão do Pó |
Tipologia | Projetos Nacionais / Internacionais (PN) |
Data de início | 22-01-2024 |
Data de término | 30-06-2024 |
Outras Estruturas | Eco-Escolas |
Dinamizadores | Coordenadoras do clube Eco-Escolas |
Público-Alvo | 7º A / 7º B / 7º C / 7º D / 7º E / 8º A / 8º B / 8º C / 8º D / 8º E / 8º F / 9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 9º E / 9º F / 10º CT / 10º LH / 10º CS / 10º AV / 11º CT1 / 11º CT2 / 11º LH / 11º CS-AV / 12º CT / 12º LH / 12º CS / 12º CT-AV |
Breve Descrição | METODOLOGIA Como funciona a Rota Postal pela Biodiversidade? – As escolas participantes são “geminadas” pela ABAE (máximo 4 escolas). Esta geminação terá como critério a localização da escola (em diferentes regiões do país) e o grau de ensino (faixas etárias semelhantes). – O caderno chega à escola pelo correio ao cuidado do(a) professor(a) coordenador(a) e permanece na escola durante 1 semana (no máximo). – Depois de preenchido, o(a) professor(a) coordenador(a) deverá colocar novamente o caderno no correio para o destino indicado, fazendo uso do envelope que recebeu. Recomenda-se ainda que os coordenadores de cada uma das escolas que se encontram associadas na mesma rota, comuniquem entre si (por email, ou outra forma que acordarem) podendo desta forma coordenar estratégias nomeadamente relativamente à forma de expressão e conteúdo das suas páginas. O que será escrito no caderno em Rota? Tema: Paisagem do meu Concelho – Pretende-se que cada escola escolha uma paisagem do seu concelho, predominantemente natural, e que represente no caderno a sua biodiversidade e geodiversidade. Podem investigar e escrever um texto explicativo sobre as espécies que a ocupam, os afloramentos rochosos ou fenómenos de erosão que ali se encontram (ou outros aspetos da geodiversidade). Devem colar desenhos, fotografias, realizar montagens em collage para elaborarem estas representações e enriquecerem a vossa participação. – A forma de participação/preenchimento do caderno é da responsabilidade da escola que deverá selecionar os textos e ilustrações adequadas. Nota importante: Cada escola tem reservadas, no máximo, 10 páginas. |
Articulação com o Projeto Educativo | Meta 5 Participar em projetos/concursos nacionais/internacionais, em pelo menos 4 áreas diferentes por ano (sendo uma delas o empreendedorismo / inovação) Meta 6 Participação em pelo menos 2 projetos nacionais ou internacionais não contemplados no ano anterior Finalidade 2 Reforçar o papel social e socializante da escola, assumindo um papel central na criação de oportunidades para todos, independentemente da sua condição Finalidade 4 Proporcionar aos alunos experiências diversificadas e geradoras de dinâmicas internas Finalidade 5 Promover a imagem do Agrupamento junto das famílias e da Comunidade |
Objetivos | - Conhecer a biodiversidade e a geodiversidade do concelho da Escola. - Incentivar a ligação à Natureza pela comunidade educativa: conhecer para proteger. - Incentivar a partilha de experiências entre a rede do Programa Eco-Escolas. |