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(VE-OT-04) Visita de Estudo à Fábrica de Água da Charneca
Designação da atividade | (VE-OT-04) Visita de Estudo à Fábrica de Água da Charneca |
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Escola | Escola Básica e Secundária Fernão do Pó |
Tipologia | Visitas de Estudos / Visitas Temáticas / Saídas de Campo / Passeios Escolares (VE) |
Data de início | 15-11-2023 |
Data de término | 15-11-2023 |
Departamentos | Ciências Sociais e Humanas |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 420 - Geografia |
Outras Estruturas | Plano Estratégico de Educação para a Cidadania |
Dinamizadores | Márcia Santos |
Público-Alvo | 9º C |
Breve Descrição | Os alunos, no âmbito das disciplinas de Geografia e Cidadania para o Desenvolvimento, a propósito dos temas, respetivamente, Medidas de Prevenção e Mitigação da Poluição Hídrica e Educação Ambiental, irão visitar a Fábrica de Água da Charneca - Óbidos, uma vez que, para além de servir os Municípios do Cadaval e de Óbidos, também serve o Município do Bombarral. |
Articulação com o Projeto Educativo | Meta 1 Publicação, em cada ano, por pelo menos 25% dos docentes do Agrupamento, de notícias sobre atividades desenvolvidas, nos jornais regionais e blogues institucionais Meta 2 Envolver pelo menos 50% dos alunos de cada turma em projetos e atividades regulares de complemento curricular Finalidade 1 Desenvolver uma atividade pautada pela exigência, rigor, disciplina e trabalho que contribua para a melhoria dos resultados Finalidade 2 Reforçar o papel social e socializante da escola, assumindo um papel central na criação de oportunidades para todos, independentemente da sua condição Finalidade 5 Promover a imagem do Agrupamento junto das famílias e da Comunidade |
Objetivos | A atividade tem como objetivos: - Perceber o destino da água que utilizamos no nosso dia-a-dia; - Compreender a principal função de uma ETAR (fábrica de água); - Conhecer as principais fases de tratamento de uma ETAR: o pré-tratamento, o tratamento primário, o tratamento secundário, o tratamento terciário e o tratamento das lamas; - Perceber de que forma está a ser reutilizada a água tratada da ETAR; - Sensibilizar os alunos para o papel fundamental que cada um tem na preservação dos recursos hídricos. |